×

Paróquia de São Joaquim: 132 anos de evangelização

quinta-feira, 10 de dezembro de 15 às 01:00

A Paróquia São Joaquim foi criada no dia 18 de outubro de 1883, através da lei 3141, integrando a Diocese de Mariana.

 

Em 29 de agosto de 1903, a  Igreja Matriz de São Joaquim de Bicas recebeu a bênção de Deus pelas mãos do Pe. Francisco de Paula Ferreira Palhares e Pe. Ozório de Oliveira Braga. Em meados do século XX,  a comunidade, sob a liderança do Sr. Álvaro Sales Barbosa, se mobilizou para a primeira grande reforma da Igreja Matriz.


Em 1977, o bispo diocesano aprova lotes para o início da construção da Capela de São Vicente de Paulo, no bairro Tereza Cristina, que foi erguida com a realização de quermesses no mês de maio e grande mobilização dos paroquianos. Em janeiro de 1984, a torre da Matriz é revestida com pedras São Tomé e, posteriormente, toda a parte externa da igreja.


Padre Carlinhos idealizou e iniciou a construção da nova Igreja São Judas Tadeu, casa paroquial e centro pastoral, que reúnem centenas de pessoas durante as celebrações das Santas Missas e movimentos pastorais.


E, hoje, mais do que nunca, a Igreja Matriz, continua bela e majestosa após a significativa reforma estrutural coordenada pelo Padre e Conselho administrativo. Como administrador paroquial, o Padre Amarildo José de Melo, e o vigário Paroquial,  Padre Geraldo Agostinho Teixeira, vêm desenvolvendo um intenso trabalho evangelizador e social nas vinte comunidades que integram a paróquia.

 


Por Neuza Maria

Notícias Relacionadas

23 fev 16
08 jul 16
10 abr 19
08 ago 19

Parceiros