×

Padre Gilberto Boçon foi acolhido como novo Pároco da Paróquia Santo Antônio, de Igarapé

quinta-feira, 18 de outubro de 18 às 00:21

No último dia 17, foi realizada, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, de Igarapé - MG, a Missa de posse do novo Pároco, Padre Gilberto Antônio Boçon, da Congregação Missionários Servos dos Pobres.

 

A celebração foi presidida pelo Vigário Forâneo, Pe. Aldair Custódio da Silva, e contou com a participação do delegado da Congregação Servos dos Pobres no Brasil, Pe. Francisco de Assis dos Anjos, e dos demais padres da Paróquia.

 

A Igreja ficou lotada com a presença de seminaristas, religiosos e religiosas, amigos do Pe. Gilberto e de um expressivo número de paroquianos, vindos de todas as comunidades que compõem a Paróquia.

 

Alguns ritos da liturgia de posse merecem destaque, como a entrega das chaves da Igreja pelo Vigário Forâneo, a profissão de fé e juramentos realizados pelo novo Pároco, a leitura da Provisão assinada pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e entrega dos locais que foram consagrados ao ministério presbiteral do Pároco: a Sede do Presidente, o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário, e uma Estola Roxa, recordando-lhe o exercício do sacramento da Reconciliação.

 

Ao final, a Coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Flávia Lara, em nome de todos os paroquianos, dirigiu ao novo Pároco palavras de boas vindas, acolhida, incentivo e apoio, desejando-lhe um rico e frutuoso ministério presbiteral.

 


Padre Gilberto Antônio Boçon, Sdp.:

 

Nasceu em Quitandinha, no Paraná, no dia 03 de abril de 1980. Entrou no Seminário Padre Giácomo Cusmano da Congregação Missionários Servos dos Pobres, em Curitiba, no dia 17 de fevereiro de 1994. Foi ordenado Diácono no dia 07 de agosto de 2005, na Paróquia de São Marcos, no Bairro do Pilarzinho, em Curitiba, e Ordenado Sacerdote no dia 11 de março de 2005, na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Quitandinha, Paraná.


Exerceu as funções de Vigário Paroquial na Paróquia Santo Antônio, em Igarapé, Minas Gerais, de abril de 2006 a janeiro de 2014, e Vigário Paroquial na Paróquia São Marcos, Bairro do Pilarzinho, em Curitiba, Paraná, de fevereiro a junho de 2014.  Em 15 de junho 2014, assumiu como Pároco a Paróquia São José,  de Joaçaba, até outubro de 2018. Em 17 de outubro de 2018 foi acolhido como Pároco da Paróquia Santo Antônio, de Igarapé, MG.

 


Congregação Missionários Servos dos Pobres:

 

A congregação dos Missionários Servos dos Pobres, S.d.P., de origem Italiana, foi fundada pelo Beato Padre Giácomo Cusmano e reúne os batizados que querem doar-se a Deus, seguindo Cristo, mediante a prática dos conselhos evangélicos, segundo o espírito do Fundador.

 

Está presente na Diocese de Divinópolis com a responsabilidade dos cuidados pastorais da Paróquia Santo Antônio, de Igarapé, há vários anos. Atualmente, encontram-se nos trabalhos pastorais da Paróquia: Pe. Gilberto Antonio Boçon (Pároco), Pe. Anoar Rossetto (vigário) e Pe. Paulino Garcia Hernandez (vigário).

 

O carisma do fundador da Congregação quis fazer todos participantes da caridade, com a qual Cristo ama o Pai e redime os homens, fazendo reflorescer, no povo cristão, a fé com o exercício da caridade, irmanando  os homens para conquistá-los para Deus. O meio proposto pelo fundados foi o “bocado”, “isca de caridade”, que lhe veio da ideia da Santíssima Eucaristia, “sacramento do divino amor”.

 

Em Igarapé, também, foi criado a Associação Bocado do Pobre, calcado no carisma do Fundador da Congregação. O Bocado do Pobre é constituído por fiéis leigos que buscam viver a prática do “bocado”. Esta associação ajuda, mensalmente, cerca de 120 famílias pobres, previamente cadastradas, com doação de cestas básicas e assistência espiritual.

Conheça mais sobre a Congregação no site www.bocconisti.org

 

Texto: Celio Junior
Fotos: Lorena Romano

Notícias Relacionadas

23 jul 15
21 mai 15
02 jan 15
14 set 17

Parceiros