×

Conteúdo

Monsenhor Moacir Arantes apresenta seu Brasão e Lema do seu Ministério Episcopal

sexta-feira, 22 de julho de 16 às 00:46

DESCRIÇÃO HERÁLDICA


ESCUDO, em formato que lembra uma couraça, dividido em duas cores: amarelo, à esquerda, com 04 hastes de TRIGO na parte inferior; e azul, à direita, com uma ESTRELA na parte superior. Ao centro, o CAJADO traz, dentro da curvatura, a medalha de São Bento. Sobre o escudo, o CAPELO (recorda aquele chapéu que os peregrinos usavam como proteção em suas caminhadas) na cor verde e com forro vermelho, com guarnição de cordões entrelaçados (no chapéu do peregrino, eram usados para amarrá-lo ao pescoço, evitando que fosse levado pelo vento), terminando com seis borlas em cada lado. Sob o conjunto, um listel com o lema “In Simplicitate Cordis”. Atrás do Escudo e do listel, como sustentando-os, a CRUZ.

 

LEITURA DO BRASÃO


A comunhão apostólica e a dimensão peregrinante da fé na missão do Bispo são expressas, sobre o escudo, pelo CAPELO ou CHAPÉU PRELATÍCIO, com os cordões e as doze borlas verdes. O cristão Bispo, como discípulo-missionário, é peregrino que caminha para Deus e para Ele deve conduzir o povo, confiado aos seus cuidados.


O chamado a viver a justiça e a  misericórdia é representado pelo ESCUDO em formato de couraça (Ef 6,14), lembrando que esta couraça deve revestir todo cristão, principalmente, aqueles que recebem um ministério a ser exercido em favor do povo de Deus.


A fidelidade, sinal do amor e condição para o exercício do ministério, construída na renúncia a si mesmo e no seguimento a Cristo, é expressa pela CRUZ (Mc 8,34,) que sustenta tanto o escudo como o lema do novo Bispo.


A missão de Bispo de atualizar a caridade de Cristo na realização de Seu Projeto Salvífico (Jo 6,83) passa pela compreensão das necessidades concretas das pessoas (Lc 9,13). Esta Caridade Pastoral, na vida do pastor, tem a Eucaristia com fonte (cor amarela e trigo) e a Bem-Aventurada Virgem Maria (cor azul e estrela), “Estrela da Nova Evangelização” (EG), como modelo e guia para o cristão Bispo.


No centro do escudo, está o CAJADO, recordando o serviço de Pastor a que o cristão Bispo é chamado por Deus como membro do colégio episcopal (Jo 21,15-17), para cuidar e apascentar o povo de Deus a ele confiado. Dentro da curvatura foi colocada a MEDALHA DE SÃO BENTO recordando a terra natal do novo bispo - Itapecerica -, que tem como padroeiro o Abade São Bento, onde o mesmo recebeu sua iniciação cristã, exerceu sua missão de cristão leigo e recebeu o ministério sacerdotal.

 

O lema episcopal


“Com Simplicidade de Coração”, o LEMA, que servirá de guia e motivação para o novo bispo, é tirado de Cl 3,22 para recordar que todo serviço, vivido na obediência sincera do coração, deve ser motivado, não pelo desejo de agradar os homens ou alcançar vantagens, mas pela necessidade de agradar a Deus, servindo-o com amor, obediência e simplicidade; pois, somente Ele, pode conceder a justa recompensa a seus servidores.

Notícias Relacionadas

13 fev 16
12 abr 17
22 jul 16
18 jun 19

Parceiros