×

Conteúdo

Membros da Pastoral da Sobriedade diocesana participam do 13º Acampamento da Pastoral da Sobriedade

terça-feira, 31 de outubro de 17 às 09:15

No ultimo final de semana (27, 28 e 29/10) aconteceu, em Cachoeira Paulista, SP, na sede da Comunidade Canção Nova, o 13º Acampamento da Pastoral da Sobriedade, que teve como tema: “Ele tem cuidado de nós” (1 Pedro 5,7) e refletiu o lema: Senhor! Em tuas mãos entrego minha vida. Acolhe-me. O encontro celebrou os 19 anos de atuação da Pastoral da Sobriedade no Brasil. A diocese foi representada por um grupo de 15 pessoas, membros da pastoral em nossa Igreja Particular.


O acampamento iniciou-se na sexta-feira, com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Antônio Fernando Brochini – bispo de Itumbiara, GO, referencial da CNBB para a Pastoral da Sobriedade, em âmbito nacional. No sábado, os trabalhos do 13º Acampamento da Pastoral da Sobriedade começaram com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo missionário da Canção Nova, Dunga. Logo depois, Pe João Roberto Ceconello, assessor eclesiástico da pastoral, fez uma importante palestra, apresentando as características que a Pastoral da Sobriedade deve ter, e seus desafios para que ela possa crescer e ajudar  mais irmãos.


No final da manhã, a missionária Moninha Quintero conduziu uma reflexão acerca da espiritualidade na entrega total a Deus. Já, no período da tarde, José Osmar nos levou a pensar o poder da entrega da vida, contando sempre com a Misericórdia de Deus. O segundo dia do acampamento se encerrou com a Celebração Eucarística, no Santuário do Pai das Misericórdias. Vários sacerdotes e seminaristas que acompanham a Pastoral da Sobriedade em suas dioceses, se fizeram presentes e entregaram nas mãos do Pai Misericordioso o trabalho da pastoral em suas realidades.


O ultimo dia contou com a colocação do casal Denise Ferreira e Edson Ribeiro, que apresentaram a missão dos agentes da Pastoral da Sobriedade a serviço da Evangelização. Na segunda parte da manhã, a coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade, Ana Martins Godoy, fez uma bonita reflexão sobre o tema do acampamento: Ele tem cuidado de nós. Com celebração da Eucaristia, o bispo referencial, Dom Antônio, encerrou o 13º Acampamento da Pastoral da Sobriedade, dizendo palavras de incentivo a todos os membros da pastoral presentes no encontro e também os que acompanhavam pelos meios de comunicação Canção Nova.


O encontro foi uma excelente oportunidade de engajamento nos trabalhos da Pastoral da Sobriedade, dos dependentes químicos, familiares e de voluntários de trocaram informações e intercederem juntos para que possam ajudar as vítimas dessa tragédia que tem dizimado tanto nossa sociedade.


A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja na prevenção, recuperação, inserção familiar e social de dependentes químicos e de outros vícios por intermédio do acolhimento e da evangelização, apresentando-lhes o amor incondicional e misericordioso do Pai, o testemunho de comunhão fraterna e o resgate da dignidade de filhos de Deus. Ela está presente em nossa diocese nas cidades pertencentes à diocese de Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Itaúna, Itatiauçu, São Joaquim de Bicas e Igarapé. Se você precisa ou conhece alguém que necessita de auxilio para vencer algum tipo de dependência, procure um desses grupos, ou comece o trabalho da Pastoral em sua paróquia.


"Sobriedade e Paz, só por hoje Graças a Deus!"

 

 

Por Leonardo Araújo

Notícias Relacionadas

30 out 17
31 dez 15
17 nov 15
07 jul 15

Parceiros