×

Lar Santo Ambrósio segue com novena em honra ao padroeiro

terça-feira, 01 de dezembro de 15 às 09:30

Dia 07 de dezembro a Igreja celebra Santo Ambrósio. Santo Ambrósio é o Patrono  da Casa de Acolhida de Idosos (asilo) em Araújos. Para celebrar essa data, os responsáveis pela Instituição idealizaram uma novena, que começou no dia 27/11 e será encerrada no dia 06/12.

 

O nome “Ambrósio” vem de “ambrosia”, um doce feito à base de gema de ovos que, na mitologia grega, servia para alimentar os deuses.  Se algum mortal provasse desse doce poderia ganhar a imortalidade. Ele foi um dos primeiros doces trazido pelos portugueses para a culinária mineira.

 

Santo Ambrósio (334) foi Bispo em Milão - Itália. Era homem de profunda sabedoria e santidade. Atuou num momento difícil da história ocidental, com o desmoronamento do Império Romano. Suas virtudes como administrador foram notáveis. Batizou Santo Agostinho e foi um dos grandes responsáveis pela sua conversão. Sobre ele disse Agostinho:


"Assim que cheguei a Milão, encontrei o bispo Ambrósio, conhecido no mundo inteiro como um dos melhores, e teu fiel servidor. Suas palavras ministravam, constantemente, ao povo a substância do teu trigo, a alegria do teu óleo e a embriaguez sóbria do teu vinho. (...) Comecei a estimá-lo, a princípio, não como mestre da verdade (...), mas como homem bondoso para comigo. Acompanhava, assiduamente, suas conversas com o povo, não com a intenção que deveria ter, mas para averiguar se sua eloquência merecia a fama de que gozava, se era superior ou inferior à sua reputação. Suas palavras me prendiam a atenção. (...) Eu me encantava com a suavidade de seu modo de discursar; era mais profundo, embora menos jocoso e agradável do que o de Fausto quanto à forma" (Conf. V,13).

 

Diante de tão grande padroeiro, o Lar Santo Ambrósio quis celebrar o dia do seu padroeiro com uma novena itinerante. O objetivo é percorrer todas as comunidades, divulgando a devoção a Santo Ambrósio e os trabalhos da casa. O Lar foi uma criação de Frei Ambrósio, juntamente com a comunidade. Ele abriga, atualmente, muitos idosos e procura dar-lhes a assistência necessária. José Concesso (Juca), o Diretor da Casa, falou sobre esse trabalho à nossa reportagem:

 

 


Na noite de ontem, a novena foi rezada na Comunidade de Capivari dos Eleutérios. Essa Comunidade fica a 17km de Araújos. A carreata começou às 18h, diante do Lar Santo Ambrósio, e fez uma pequena parada na Comunidade de Pintores. De lá, prosseguiu com a imagem do padroeiro até Capivari. A missa foi presidida por Pe. Gabriel, que falou sobre a importância da acolhida aos pobres e idosos. Agradeceu a todos e parabenizou a Paróquia São Sebastião e ao Pe. Wasington pelo apoio nesses trabalhos. Antes da missa, nossa reportagem conversou com Assis Fernandes dos Santos e Izabel Cristina, sua esposa. Eles são ministros e ajudam na Comunidade que tem como Padroeira Nossa Senhora de Nazaré. Falaram sobre o Lar Santo Ambrósio e agradeceram a todos pela presença. Hoje (01/12), à noite, a carreata sairá de Capivari, às 18h, e seguirá para Malaquias onde acontecerá a Santa Missa. Você está convidado.

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Lar Santo Ambrósio.

 

Clique também aqui e leia mais sobre a notícia.

Notícias Relacionadas

01 mai 16
07 abr 17
18 ago 16
07 mar 16

Parceiros