×

Conteúdo

Jovens da Diocese de Divinópolis presentes no ERPJ 2016

terça-feira, 13 de dezembro de 16 às 09:53

Aconteceu, na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, entre os dias 8 e 11 de dezembro, o Encontro do Regional Leste 2 da Pastoral da Juventude (ERPJ Leste 2) com o tema “Juventude e o cuidado com a casa comum” e com a iluminação bíblica “Para que Deus seja tudo em todos” (1Cor 15,28) .

 

Estiveram presentes lideranças da Pastoral da Juventude de diversas dioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que compõem o regional, dentre elas, a Diocese de Divinópolis. Nossa Igreja particular foi representada por seis jovens. Além dessas lideranças, o encontro contou com a presença da secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, natural da cidade de Modelo, Santa Catarina.

 

O encontro


O encontro começou na quinta-feira, dia 08, dia da Imaculada Conceição, com a chegada dos jovens de suas dioceses de origem, acolhida e instalação no local. Ainda, na quinta-feira, foi promovido um cine debate, a partir do filme “Na Natureza Selvagem”. A obra cinematográfica provocou os jovens a discutirem a relação com a natureza.


A sexta e o sábado foram dias intensos no encontro regional. As primeiras provocações para debates e reflexões posteriores foram conduzidas por uma mesa temática, que era formada pelo assessor da sociopolítica da arquidiocese de Mariana/MG, padre Marcelo Santiago, pela secretária nacional da PJ, Aline Ogliari e também pelo assessor da PJ da arquidiocese de Belo Horizonte, Hélder Pinto. Foi discutido o papel da Igreja no cuidado com a casa comum, ilustrado pela tragédia de Bento Rodigues, no último ano, e suas consequências. Foram, ainda, tecidas críticas ao modelo consumista gerado pelo capitalismo, qual a real responsabilidade do homem nas tragédias ambientais e como o jovem de hoje deve se portar frente a esta pluralidade de acontecimentos.


Os textos norteadores e iluminadores do encontro foram a encíclica papal Laudato Sí e os estudos da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016. Durante o encontro, ainda, fez-se presente o padre Rafael Garcia, da arquidiocese de Belo Horizonte, e assessor da Juventude no Leste 2. No sábado, à noite, com todos os jovens presentes, ele celebrou a Eucaristia.


Os quatro dias de encontro foi oportunidade favorável para que as lideranças se conhecessem melhor, trocassem experiências, partilhassem de alegrias e esperanças, trabalhos e preocupações da PJ em suas dioceses. O encontro findou-se no domingo, dia 11, com um momento de convivência e fraternidade entre todos aqueles que estiveram presentes.

 

 

Seminarista Gustavo Santos

Notícias Relacionadas

30 jan 19
12 mai 15
03 jun 15
04 set 13

Parceiros