×

Conteúdo

Fundo Diocesano de Solidariedade: Ajuda à Clínica São Bento Menni

segunda-feira, 07 de junho de 21 às 15:00

Uma importante ferramenta de emancipação cidadã foi instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1998, durante a 36ª Assembleia Geral da entidade, com o propósito de promover a sustentação da Ação Social da Igreja Católica no Brasil. Trata-se do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que financiam empreendimentos locais e ambientalmente sustentáveis, fomentando o desenvolvimento comunitário com base nas necessidades, práticas e culturas locais. Clique aqui e conheça com mais detalhes o Fundo Nacional de Solidariedade.

 

Devido à Pandemia do COVID-19, não tivemos, no Domingo de Ramos do ano passado, a Coleta da Fraternidade conforme o costume. Ela aconteceu em outro momento e o total arrecadado de R$ 14.000,00, atendendo a um pedido da CNBB, foi totalmente ofertado em favor da Campanha “SOS Moçambique: Cabo Delgado quer paz!”. A nossa oferta, juntamente com a de todas as outras Dioceses do Brasil, chegaram à província de Cabo Delgado e se transformou em ajuda para milhares de famílias que fugiram de suas aldeias em busca de abrigo e comida, e que são assistidas pela Cáritas Diocesana de Pemba.

 

Mas em 2019, o Fundo Diocesano de Solidariedade contemplou 12 instituições, dentre elas a Clínica São Bento Menni, em Divinópolis, que destinou o recurso para a compra de uma máquina de lava louças. Atualmente, são servidas 60 refeições diárias na clínica. Quem nos explica melhor é a Jeannine Carla, responsável técnico pelo serviço de nutrição e dietética:

 

 

Confira a lista das instituições agraciadas com o Fundo Diocesano de Solidariedade de 2019:

  • ADEFOM (Associação dos Deficientes do Oeste de Minas) - Divinópolis
  • Associação São Paulo (Projeto Bola de Gude) - Pará de Minas
  • Clube das Mães Saud Mitre - Cláudio
  • Servos da Cruz - Divinópolis
  • Comunidade Terapêutica São Miguel Arcanjo - Itatiaiuçu
  • Centro Integral de Saúde São Bento Menni - Divinópolis
  • Educandário São José - Mateus Leme
  • Serviço de Assistência Básica em Enfermagem da Fapam - Pará de Minas
  • Irmandade da Santa Casa de Misericórdia - Pitangui
  • Casa Samaritana - Divinópolis
  • Serviço Assistencial Quita Guimarães Tolentino - Cláudio
  • Vila de Nazaré - Divinópolis

 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

 

Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs. A CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

04 dez 15
16 abr 19
13 mai 17
19 fev 16

Parceiros