×

Conteúdo

Formação Político-Administrativa, noções para a Administração Pública

sexta-feira, 07 de agosto de 15 às 09:39

O Núcleo Eclesial de Estudo e Ação Político-Social da Diocese de Divinópolis (NEEAPS) estará promovendo nos terceiros sábados dos meses de agosto, setembro e outubro, uma formação Político-Administrativa, que ajudará o participante a ter noções para a Administração Pública.

 

Objetivo

Este curso pretende contribuir para o aperfeiçoamento da política e da administração pública, especialmente no plano municipal. Será oferecido antes do ano eleitoral de 2016, a fim de possibilitar o acesso à noções e práticas básicas, para quem exerça ou venha a exercer cargos na política ou na administração pública, no âmbito municipal. O curso tem objetivo prático, mas abordará aspectos teóricos e doutrinários que envolvam a prática. Pressupõe uma visão ética e cristã da atividade pública.

 

 

Público alvo

Destina-se, primeiramente, aos católicos que pretendam exercer atividades no âmbito público municipal, tanto na política como na administração. Porém, está aberto a outros interessados.

 

 

Metodologia

Será ministrado em módulos, em um sábado por mês: 15 de agosto, 19 de setembro e 17 de outubro.

Horário: 8h às 17h.

Local: Centro Diocesano de Pastora (Rua Mato Grosso, 503, Centro de Divinópolis)

 

 

Inscrições

Para fazer a inscrição, basta fazer o download da ficha  AQUI , preencher e enviar para o e-mail cdpastoral@diocesedivinopolis.org.br  ou entregar no Centro Diocesano de Pastoral, de 8h às 12h e de 13h30 às 18h.

 

 

Módulos e Conteúdos

1) Alguns aspectos do Estado Brasileiro: federação, estados, territórios e municípios, organização e atribuições; Presidencialismo e parlamentarismo, os partidos políticos, a legislação partidária, distinção e relação entre política e administração. Noções de filosofia e ideologias políticas, sociais e econômicas: liberalismo e neoliberalismo, capitalismo, socialismo, democracia representativa e direta.

 

2) Estrutura e funcionamento dos municípiios conforme a atual legislação, atribuições dos municípios, atribuições e relação entre os poderes legislativos, executivo e judiciário, noções de direito administrativo, noções e práticas administrativas e orçamentárias.

 

3) Ética da esfera pública e sociedade pluralista, Estado laico e laicismo, relação e tensões entre o público e o privado, a corrupção na política e na administração, no Brasil e no mundo, Doutrina social da Igreja e da CNBB. O cristão como político e como servidor público.

 

 

Professores confirmados

Dom José Carlos

Padre Emerson Cunha

Padre José Raimundo Bechelaine

Professor Hermes Gualberto

Professor Ivan Ribeiro Gonçalves

Arq. Edson Vilela

Professor Célio Tavares

Professor Luís Carlos Borges

Professor Manoel Cordeiro

Soc. Maria da Consolação Faria

Notícias Relacionadas

04 mai 17
26 dez 15
15 mar 16
25 nov 14

Parceiros