×

Conteúdo

Folia de Reis de Quilombo do Gaia visita Programa Sala Vip – Rádio Santa Cruz

quarta-feira, 05 de fevereiro de 14 às 21:38

Na tarde de domingo (02), o Grupo de Folia de Reis de Quilombo  do Gaia, município de São Gonçalo do Pará, fez uma visita aos estúdios da Rádio Santa Cruz de Pará de Minas e participou, ao vivo, do programa Sala Vip, apresentado pelo Padre Geraldo Gabriel. Com seu jeito alegre de ser, o grupo segue sua rotina de levar as residências de Quilombo do Gaia e região, mensagens de paz, amor e a devoção ao Santo Reis. O Sr. Antônio  Eleutério Sobrinho, coordenador do grupo conversou com o Padre  Gabriel e contou um pouco da história do grupo que se tornou uma tradição que segue de geração em geração:

A Folia de Reis é uma apresentação religiosa que recorda a visita dos Magos ao presépio de Belém. A Bíblia diz que os três Magos vieram do Oriente para visitar o Novo Rei nascido e trouxeram para ele os seus presentes: Ouro, Incenso e mirra. Com versos simples os foliões recordam essa visita: ... Ai 25 de dezembro, uma estrela apareceu. Para avisar aos três reis santos, que o Menino Deus nasceu... Confiram o vídeo abaixo:

 

 

 

A Folia de Reis do Quilombo do Gaia é formada por 10 pessoas. Sr. Antônio do Inácio, conforme é conhecido, é o coordenador do grupo que é bastante heterogêneo. É formado por homens e mulheres, jovens e idosos. Sr. Pedro Quirino de Souza, por exemplo, conta com 90 aninhos e sempre cantou na Folia. Dona Maria das Graças carrega a bandeira e Dona Maria Terezinha Mota toca violão.  No segundo vídeo, Sr. Antônio Inácio ficou assentado para ver se a coisa dava mais certo. A simplicidade do grupo é um dos ingredientes mais belos da apresentação:

 

 

A dupla sertaneja formada por pai e filho - José Miguel da Silva e Maurício Miguel Filho, compõe a  Folia de Reis. Mas, sozinhos também deram o recado. No vídeo abaixo cantam a música: Berrante da Saudade, de Chico Rey & Paraná:

 

 

A música "Eu e meu pai", de Cezar & Paulinho, também foi cantada pela dupla com muita simplicidade e beleza. O que é, de fato, encantador é a amizade e sintonia entre pai e filho. Parabéns, a todos!

 

 

A Folia de Reis de Quilombo do Gaia é formada pelos seguintes componentes:

Maria das Graças

Cirilo Barbosa

José Miguel da Silva

Maurício Miguel Filho

Antônio Eleutério Sobrinho - "Antônio Inácio"

Pedro Quirino de Souza

Vandeir Lopes Mota

Maria Terezinha Mota

Vicente Santana

O contato de Antônio Inácio, que é o Coordenador, pode ser feito através do telefone: 9117-6247

Notícias Relacionadas

26 dez 17
12 jan 15
27 fev 17
27 abr 18

Parceiros