×

Festividades da Imaculada Conceição: Mais de 300 anos de devoção na região do centro-oeste mineiro

segunda-feira, 09 de dezembro de 19 às 11:07

Por ocasião da Festa de Senhora da Imaculada Conceição, Padroeira da Diocese de Divinópolis, durante todo o dia 08 de dezembro é bastante movimentado, na cidade de Conceição do Pará – MG, local onde se encontra o Santuário Diocesano da Imaculada Conceição. Milhares de pessoas, vindas de várias (arqui)dioceses do estado de Minas Gerais, optaram celebrar em nosso Santuário Diocesano, que conta com uma programação que se inicia às 4h, com a missa do Romeiro, presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Vicente Lima. Em seguida, às 6h, Padre Adriano Oliveira presidiu a Eucaristia. A celebração das 8h foi presidida pelo Padre Daniel Leão. Como de costume, Dom José Carlos celebrou às 10h. A missa do meio-dia foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Divinópolis, Padre Paulo Sérgio. Às 14h, a Eucaristia foi presidida pelo Padre Antônio Paulo. Padre Adelmo Sérgio celebrou a missa das 16h. E, para encerrar a programação das festividades, Padre Vicente Ferreira celebrou a última missa do dia.

 

 

Durante todo o dia, alguns padres atenderam os fiéis em confissões, enquanto milhares de pessoas visitaram a  imagem da Imaculada Conceição, dentro do Santuário Diocesano, e veneraram a Virgem Santíssima.

 

Neste ano de 2019, celebramos os 300 anos da autorização da construção da capela, que, futuramente, se tornaria o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em 1719, um fazendeiro da cidade pediu ao então bispo do Rio de Janeiro/RJ, Dom Francisco de São Jerônimo, para que fosse construída uma capela dedicada à Imaculada Conceição. Desde então, começou a ser celebrada, anualmente, a Virgem Imaculada na região, que, em 1º de março de 1963, se tornaria o município de Conceição do Pará.

 

 

Em entrevista, Dom José Carlos falou da importância da devoção da Imaculada Conceição no Brasil:

 

 

O reitor do Santuário, Padre Vicente, também falou da devoção da Virgem Maria; ouça:

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

23 jan 19
11 jul 14
29 set 16
26 jul 18

Parceiros