×

Conteúdo

FAPAM e Confraria Nossa Senhora da Piedade celebram seus jubileus de fundação

segunda-feira, 18 de março de 19 às 08:00

Aconteceu, dentro da programação do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, na noite do dia 15 de março, a cerimônia de aniversário de 50 anos da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) e de 60 anos de sua mantenedora, a Confraria Nossa Senhora da Piedade. Realizada na própria faculdade, a cerimônia contou com membros da Confraria, professores, alunos e colaboradores da instituição. 

 

A cerimônia foi iniciada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelos padres Lúcio Camargos, Diretor Espiritual da Confraria; Padre Edmar Antônio, Vice-presidente da Confraria; Padre Adriano Oliveira, Padre Alex Cristiano, Padre Luciano Couto e Monsenhor Paulo Pereira. 

 

Em sua homilia, que foi transmitida, ao vivo, pelo facebook da Diocese, Dom José Carlos falou da importância da FAPAM não só cuidar do saber, mas também do coração dos alunos que passam pela instituição. Confira, abaixo, na íntegra, a homilia: 

 

Após a Santa Missa, aconteceu entregas de homenagens às pessoas fundamentais para a história da FAPAM. Em entrevista, o diretor da FAPAM, Ruperto Vega, falou um pouco dessas homenagens; assista:

 

Dirigida espiritualmente pelo Padre Lúcio Camargos, a Confraria Nossa Senhora da Piedade, mantenedora da FAPAM, completa seus 60 anos de atividades no dia 15 de outubro de 2019. O atual presidente da Confraria é o sr. José Conélio e o Padre Edmar Antônio, vice-presidente. José Cornélio falou com a nossa equipe sobre o trabalho realizado pela Confraria Nossa Senhora da Piedade; assista: 

 

Dom José Carlos frisou várias vezes, em sua homilia, que o intuito da FAPAM não é apenas com o cuidado da razão mas, também, com o cuidado da fé dos seus estudantes:

 

E uma das formas práticas encontradas para o cuidado da fé dos estudantes da Fapam foi a instalação da Pastoral Universitária na instituição. Desde 2015, a pedido do bispo, a Comunidade Caminho Novo desenvolve um trabalho pastoral dentro da faculdade. Iniciado pelo Padre Philipe Berger e, agora, sob os cuidados do Padre Luciano Couto, a Pastoral Universitária vem desempenhando um bonito trabalho pastoral junto aos jovens estudantes.

 

 

A FAPAM

 

A Faculdade de Pará de Minas foi criada como extensão da Universidade Católica de Minas Gerais, através de um convênio, em 15 de outubro de 1968. A IES iniciou seu funcionamento em fevereiro de 1969, com os cursos de Licenciatura Curta em Ciências, Estudos Sociais e Letras. A responsabilidade didático-pedagógica sobre os cursos oferecidos era da UCMG, sendo a mantenedora da Faculdade de Pará de Minas a Confraria Nossa Senhora da Piedade, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, de Pará de Minas.

 

Com os seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, a Faculdade de Pará de Minas desligou-se da então Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 03 de dezembro de 1985, passando a se chamar Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas. Em 02 de dezembro de 1987, foram autorizadas, pelo Ministério da Educação, as Licenciaturas Plenas em Letras (Português/Inglês), Geografia, História e Ciências – Plenificação em Matemática, reconhecidas pelo MEC em 10 de junho de 1992. E, aos 23 de novembro de 1998, foi autorizado, pelo Ministério da Educação, o curso de Administração, que teve sua primeira turma iniciada em fevereiro de 1999, e o seu reconhecimento pelo MEC em 2003.

 

No ano de 1998, foi encaminhado para aprovação do MEC o novo Regimento Geral da Instituição, adequado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB – Lei n. 9394/96, sendo também solicitada, nessa ocasião, a alteração da denominação da IES para Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. O novo Regimento adequado à LDB foi aprovado pelo MEC em 18 de maio de 1999 (com alterações realizadas pela Instituição em 2002 e 2003), sendo também aprovada, em outubro de 1999, a nova denominação da IES: Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

 

Em 23 de agosto de 2000, ocorreu a autorização do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena, que teve sua primeira turma iniciada em 2001. O reconhecimento do curso se deu em 2005 e sua renovação de reconhecimento em 2010. O curso de Ciências – Plenificação em Matemática – foi, em 2002, transformado em Curso de Matemática – Licenciatura plena, com aumento do número de vagas, e reconhecido pelo MEC em 2005.

 

No ano de 2003, o MEC autorizou o curso de Direito – Bacharelado, reconhecido em 2008. E, no ano seguinte, foram autorizados os cursos de Enfermagem e Nutrição, ambos reconhecidos em 2009. Nesta mesma época, a Faculdade recebeu a visita para o recredenciamento institucional.

 

No intuito de ampliar a oferta de cursos e as áreas de atuação na difusão do conhecimento, a FAPAM requereu, em 2009, junto ao Ministério da Educação, as autorizações para a abertura dos cursos de Agronegócio, Gestão da Tecnologia da Informação e Pedagogia. Estes três cursos obtiveram o reconhecimento no primeiro trimestre de 2013. Em 2011, foi autorizada a oferta do curso de Ciências Contábeis e, em 2012, a do curso de Gestão Ambiental. No momento atual, a Faculdade aguarda a resposta do MEC com relação ao pedido de autorização do curso de Psicologia.

 

Conforme os números de 2013, a FAPAM possui mais de 1400 alunos matriculados nos cursos de Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras, Matemática e Pedagogia. Possui o corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores e um grupo de mais de oitenta colaboradores para auxiliar nas atividades administrativo-pedagógicas. Conta com uma infraestrutura bastante favorável às práticas do ensino, pesquisa e extensão e, ainda, possui parcerias sólidas com órgãos, empresas e entidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Inclusive, no segundo semestre de 2012, foi celebrado entre a FAPAM e a Universidade Católica de Ávila um convênio de cooperação internacional para intercâmbio de discentes, docentes e colaboradores do corpo administrativo.

 

Em termos de apoio ao aluno e de incentivo ao ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao ensino superior, a Faculdade de Pará de Minas faz parte do Programa Universidade Para Todos – ProUni – do Governo Federal. Ademais, na qualidade de entidade filantrópica, a Instituição possui também seu sistema interno de distribuição de bolsas de estudo de graduação. Em torno de 30% do alunado total da FAPAM é contemplado com bolsas divididas entre integrais e parciais. Venha estudar conosco. FAPAM: SEMPRE PRESENTE.

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

28 jul 13
23 jul 19
14 dez 16
16 mar 19

Parceiros