×

Conteúdo

Dom Walmor Oliveira celebra o Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis

sábado, 18 de maio de 19 às 17:40

No dia 17 de maio de 2019, a Diocese de Divinópolis completou seu 60º aniversário de instalação. A Diocese de Divinópolis, criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, foi desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da diocese de Luz. A instalação aconteceu no dia 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu 1º Bispo Diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena, que renunciou ao governo da diocese no dia 26 de março de 1979. O 2º bispo foi Dom José Costa Campos, transferido da Diocese de Valença-RJ, que tomou posse no dia 20 de maio de 1979 e renunciou em 05 de fevereiro de 1989. Dom José Belvino, 3º bispo da diocese, tomou posse no dia 11 de junho de 1989, um mês após o Papa divulgar sua transferência. Dom José Belvino renunciou no dia 11 de fevereiro de 2009. O 4º bispo, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, tomou posse no dia 17 de maio de 2009, e no dia 01º de agosto de 2012 foi transferido para a Diocese de Duque de Caxias - RJ. No dia 25 de maio de 2014, aconteceu a ordenação episcopal e posse canônica do 5º bispo da diocese, Dom José Carlos de Souza Campos.

 

As festividades começaram logo pela manhã, com um Encontro com o Clero em comemoração pelo Jubileu de Diamante. Iniciado com um momento de confraternização, o encontro contou com as presenças de Dom José Carlos, Dom Gil Moreira, Dom Fernando Barbosa, Dom Moacir Arantes, Dom Hugo e com dezenas de padres, diocesanos e religiosos.  Após um momento de oração, na Capela São José, os sacerdotes se dirigiram para o auditório São Geraldo e participaram de um momento de formação, conduzido pelo Padre Andherson Franklin, da Diocese de Cachoeiro do Itapemerim-ES. Padre Andherson abordou o tema “A Igreja em saída e a missão do Presbítero”. 

 

Ainda, dentro das atividades, aconteceu um momento histórico para a Diocese de Divinópolis. Foram promulgados os Estatutos dos Conselhos Pastorais, o Diretório Geral para os Sacramentos e as Diretrizes para a Catequese. Padre Lúcio Camargos, Coordenador Diocesano de Pastoral, que esteve à frente dos trabalhos de revisão dos textos, falou com a nossa equipe sobre as promulgações:

 

 

Na parte da tarde, moderada pelo Padre Anderson Nunes, aconteceu uma Mesa Redonda com o tema “Diocese de Divinópolis – 60 anos de Evangelização no Centro-Oeste Mineiro”. Neste espaço de reflexão, os padres falaram da história da diocese: Padre Ordones falou da primeira década da diocese(1959-1968), Padre Demóstenes falou da segunda década(1969-1978), Padre José Raimundo ficou por conta da terceira década (1979-1988), Padre Geraldo Maia falou da quarta década (1989-1998), Padre Pedro Gondim refletiu sobre o período seguinte (1999-2009), e, por fim, Padre Lúcio Camargos falou da última década (2010-2019).

 

Em paralelo, aconteceu, durante todo o dia, uma vigília na Catedral Diocesana, denominada “24 Horas para o Senhor.”


Para encerrar as atividades do dia, aconteceu, às 19h, também na Catedral, a Santa Missa em ação de graças pelos 60 anos de evangelização da diocese no centro-oeste mineiro. Centenas de fiéis marcaram presença na Igreja Mãe da Diocese para rezarem juntos em agradecimento pelo Jubileu de Diamante.

 

A Santa Missa foi presidida por Dom Walmor Oliveira, arcebispo de BH e presidente da CNBB, e concelebrada por Dom José Carlos, bispo de Divinópolis-MG; Dom José Aristeu, bispo de Luz-MG; Dom Gil Moreira, arcebispo de Juiz de Fora-MG; Dom Fernando Barbosa, bispo de Tefé-AM; Dom Hugo, bispo emérito de Almenara-MG; e por dezenas de padres que trabalham nas 25 cidades que compõem o território diocesano.

 

Dom Walmor Oliveira deixou uma mensagem para todo o povo de Deus da Diocese de Divinópolis; ouça:

 

No arquivo, abaixo, você confere, na íntegra, a homilia de Dom Walmor Oliveira na ocasião dos 60 anos da Diocese de Divinópolis; assista:

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

01 out 16
16 set 14
03 out 16
22 mar 18

Parceiros