×

Conteúdo

Dom Mauro Morelli visita Dom José Carlos

quarta-feira, 13 de agosto de 14 às 08:00

Na última quinta-feira, 07/08, Dom Mauro Morelli, Bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias - RJ e Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), esteve na Cúria da Diocese de Divinópolis para fazer uma visita cordial ao bispo Dom José Carlos.

 

 

O bispo

 

Filho de Eduardo Morelli e Rosa Gomes, foi criado em Penápolis, estado de São Paulo. Seus estudos ginasial e clássico foram efetuados no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba. Os estudos de filosofia foram concluídos no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição em Viamão, Rio Grande do Sul, e a Teologia foi cursada no Saint Mary´s Seminary and University, em Baltimore, Estados Unidos.

Foi ordenado diácono em 3 de junho de 1964 e recebeu o sacramento da ordem em 28 de abril de 1965. Em 12 de dezembro de 1974, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Paulo VI, recebendo a sagração episcopal de Dom Paulo Evaristo Arns em 25 de janeiro de 1975. Em 25 de maio de 1981, foi nomeado pelo papa João Paulo II o primeiro bispo da então criada Diocese de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde permaneceu até 12 de junho de 2005.

Na sua atuação à frente do episcopado lutou por uma igreja aberta aos problemas do mundo e na luta pela dignidade humana. Nos anos 1986 a 1990, juntamente com o Pastor Presbiteriano Jaime Wright e Dom Waldyr Calheiros, integrou a junta jurídica do Serviço Paz e Justiça na América Latina, SERPAJ-AL, organização internacional de Defesa dos Direitos Humanos, e organismo consultivo da ONU, que é presidida por Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980.

Destacou-se pelo combate à miséria e à fome e pela luta pela ética e cidadania. Foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política. Junto com Herbert José de Souza, fortaleceu a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Esteve à frente da criação do conceito de segurança alimentar enquanto combate à fome. Em São João de Meriti, é o articulador do programa Mutirão de Combate à Desnutrição Materno-Infantil. Foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA durante o governo Itamar Franco, de 1993 a 1994, além de presidente do CONSEA- MG e CONSEA-SP.

Em 2004 fundou o Instituto HARPIA HARPYIA – Agência de Defesa e Promoção do Direito à Alimentação e Nutrição, com sede em Indaiatuba, São Paulo. Em 2005 o Papa aceitou sua renúncia ao cargo de bispo da Igreja Católica.

Atualmente é Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG)

Fotos

Notícias Relacionadas

28 dez 17
02 set 13
18 ago 15
10 set 15

Parceiros