×

Dom José Carlos realizou sua 12ª Visita Pastoral

segunda-feira, 26 de junho de 17 às 08:30

JOSÉ CARLOS, O DOM, QUE SE FAZ PRESENTE EM NOSSO MEIO.

 

Camacho é uma pacata cidade que traz em suas raízes sinais de simplicidade, alegria, criatividade  e uma enorme devoção e carinho para com Aquela que se faz serva e padroeira de nossa Paróquia, a Mãe do meu Senhor, com o título de Nossa Senhora das Dores.


Nos dias 23, 24 e 25 de junho,  por intermédio do Senhor, tivemos a graça de saborear a Visita Pastoral de nosso tão amado e querido bispo, Dom José Carlos de Souza Campos.


A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz a toda Diocese, ao menos a cada cinco anos (CDC 396).


Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”. É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.

 

O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santificar e reger, levando às comunidades o mandamento: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com o padre e os fiéis.

 

Sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na Paz. A presença do bispo na comunidade paroquial revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com sua Santidade o santo Padre, o Papa.

 

A Visita Pastoral traz benefícios espiritual e eclesial ao Povo de Deus. Todos são chamados a se envolverem na preparação de tamanho acontecimento. Ela deve ser vista como forma de articulação da pastoral de conjunto. É momento privilegiado para concretizar a Ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo.

 

A Visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.


Nós, fiéis da Matriz Nossa Senhora das Dores, queremos agradecer, primeiramente, a Deus, pelas inumeráveis graças dispensadas a nós, em particular, pela visita nestes últimos dias de nosso Bispo Dom José Carlos que, com muita atenção, dedicação, humildade, simplicidade, caridade e alegria percorreu e conheceu um pouco de nossa realidade, se encontrou e orientou os inúmeros filhos e filhas desta terra composta pelas 13 Comunidades e tantos outros órgãos, inclusos legislativo e executivo.  Celebrando a Santa Eucaristia, distribuindo suas Bênçãos aos nossos enfermos paroquianos, e colaborando para a salvação de nossas almas.


Foi muito gratificante a visita do nosso Bispo Diocesano em nossa Paróquia. Ainda mais sendo em uma cidade como Camacho, lugar de gente de Fé e tendo como Pároco nosso amado amigo Padre Gedler Breves, homem de DEUS que trabalha junto com o povo, encorajado pelo seu testemunho de simplicidade, sorriso acolhedor, coragem e amor, sem medir esforços.


Agradecemos ao Bom Deus pelo dom de suas vidas, Dom José Carlos e Padre Gedler, confirmando, através de seus Serviços de evangelização, o zelo e a fidelidade em Cristo Jesus.


Sabemos que sem a Fé é impossível agradar a Deus. Por isso, suplicamos “Orem pela nossa Fé”, e que possamos seguir corretamente as orientações de nossa Santa Igreja, resistindo às tentações, aos erros, e que nos permita continuar Fiéis em Cristo, e aos compromissos da Igreja.

 

Nossa Senhora das Dores, Intercedei por nós!

 

Conselho Administrativo Paroquial

Notícias Relacionadas

27 abr 15
03 ago 18
25 mar 15
23 out 18

Parceiros