×

Dom José Carlos preside Rito de Dedicação do Santuário do Senhor Bom Jesus, em Pedra do Indaiá

sábado, 02 de setembro de 17 às 09:50

Aconteceu, na noite do primeiro dia do mês de setembro, o início do 65º Jubileu do Senhor Bom Jesus e a dedicação do Santuário do Senhor Bom Jesus, de Pedra do Indaiá, segundo o Solene Rito do Pontifical Romano, pelo nosso bispo diocesano, Dom José Carlos. A Santa Missa foi concelebrada pelo Padre Washington Batista.

 

A Dedicação, como explica o Pontifical Romano, a celebração da Eucaristia é o rito mais importante e o único necessário para dedicar a igreja, no entanto, segundo a tradição comum da Igreja, quer do Oriente quer do Ocidente, diz-se também a Oração da Dedicação, na qual é significada a intenção de dedicar a igreja ao Senhor para sempre e se pede a sua bênção.


Após a oração da Dedicação, pronunciada pelo presidente da celebração, dom José Carlos, decorreram os ritos da unção das paredes do templo, da incensação, do revestimento e da iluminação do altar e das paredes da igreja.


A unção foi feita com o óleo do santo crisma, para significar que a igreja é dedicada totalmente e para sempre ao culto cristão. O óleo, no altar, foi espalhado com as mãos pelo bispo diocesano.


A incensação da nave da igreja indica que ela, por meio da dedicação, se torna casa de oração. O revestimento do altar indica que o altar cristão é a mesa do Senhor.


A iluminação do altar, à qual se seguiu a iluminação da igreja, com várias velas espalhadas pelo presbitério, quis recordar que Cristo é "Luz para se revelar às nações". Preparado o altar, celebrou-se a Eucaristia, que é a parte principal de todo o rito.



No vídeo, abaixo, você pode conferir um pouco do rito de Dedicação do Santuário do Senhor Bom Jesus:

 

 

CLIQUE AQUI e confira a programação completa do Jubileu.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

18 jun 14
22 jul 16
14 ago 18
09 jun 17

Parceiros