Conteúdo

Dom José Carlos participa da 57ª Assembleia Geral da CNBB

quinta-feira, 02 de maio de 19 às 08:22

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a Cerimônia de Abertura da 57ª Assembleia Geral no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida.

Os mais de 400 bispos de todo o país, incluindo Dom José Carlos, foram recebidos pelo presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Sérgio da Rocha, o vice-presidente e Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador (BA), o Secretário Geral e bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom Leonardo Steiner, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, além do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e o Reitor do Santuário Nacional, o missionário redentorista Padre Eduardo Catalfo.

Primeiramente, Dom Orlando Brandes e Padre Eduardo Catalfo deram as boas-vindas e o acolhimento necessário a todos os bispos e demais participantes presentes nesta que já é a 9ª oportunidade de reunião dos bispos na Casa da Mãe Aparecida, uma vez que a assembleia já se realiza desde o ano de 2011 no Centro de Eventos.

Dom Giovanni reafirmou o compromisso de toda a Igreja, que tem a disponibilidade de seguir a vontade de Cristo, ou seja, seguir o ponto central de todas as discussões para este momento.

Dom Sergio da Rocha, além de saudar e agradecer os presentes, cumprimentou a imprensae ressaltou o valioso serviço prestado na divulgação da assembleia nos últimos anos. Ele também lembrou que, embora esteja-se realizando o ato solene, o início da assembleia ocorreu com a celebração da Eucaristia, pois é a fonte e o sustento da vida e da missão nos trabalhos desses dias. “É sempre a graça de Deus. Nossa esperança está, sem dúvida, em Deus”, pontuou.

O Cardeal também fez um pedido de oração de toda a Igreja no Brasil, por ocasião privilegiada desse momento, que é oportunidade de oração, estudo e reflexão e comunhão com o Papa para melhor servir as dioceses.

O Arcebispo de Brasília fez questão de resumir a assembleia em três palavras: Participação, comunhão e missão. “É sempre um tempo especial de participação e comunhão, em vista da missão. O tema central é fruto de muito trabalho e reflexão, contando com o valioso auxílio e participação dos bispos”.

Nesta Assembleia Geral, vale lembrar que serão eleitos os membros da nova presidência, além da nova formação das 12 comissões episcopais pastorais, assim como o delegadojunto ao Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).

Dom Sérgio ressaltou que a tônica da assembleia acontece e enaltece o ano em que será realizado o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, em Roma. “Manifestamos nosso apoio a essa iniciativa do Papa Francisco, que tem mobilizado a Igreja na Amazônia. Que possa trazer muitos frutos, para todo o Brasil e outros países amazônicos, comunhão eclesial e fidelidade a missão evangelizadora”.

Ao final da cerimônia de abertura, o presidente da CNBB suplicou a Nossa Senhora Aparecida à sua intercessão materna e também a de São José Operário, em especial também para todo o povo brasileiro neste 1º de maio, Dia do Trabalhador.

FOTOS: CNBB