×

Conteúdo

Dom José Carlos nomeia o Padre Carlos Henrique como o novo Ecônomo Diocesano

quinta-feira, 05 de março de 15 às 07:00

Dom José Carlos nomeou o novo Ecônomo da Diocese de Divinópolis, Padre Carlos Henrique Alves. Padre Carlos assumiu o cargo de responsável pelo Economato no primeiro dia do mês de março.

 

Até o dia 28 de fevereiro o cargo de ecônomo era ocupado pelo Padre Geraldo Maia, Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, que durante muitos anos trabalhou, intensamente, para desempenhar bem o seu papel.

 

Segundo o Código de Direito Canônico, o Ecônomo é constituído para administrar os bens da Diocese, cuja função está prevista no Cânone 494, que tem o seguinte teor:

  • Cân. 494 § 1. Em cada diocese, seja nomeado pelo Bispo, ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico, um ecônomo que seja realmente perito em economia e insigne por sua probidade.
  • § 2. O ecônomo seja nomeado por um quinquênio, mas, passado esse tempo, pode ser nomeado para outros quinquênios; durante o encargo, não seja destituído, a não ser por causa grave, a juízo do Bispo, depois de ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico.
  • § 3. Compete ao ecônomo, de acordo com o modo determinado pelo conselho econômico, administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo e com as receitas da diocese fazer as despesas ordenadas legitimamente pelo Bispo ou por outros por ele designados.
  • § 4. No fim do ano, o ecônomo deve prestar contas das receitas e despesas ao conselho econômico.

Para muitos, o papel do ecônomo é pouco conhecido, e o Padre Carlos Henrique explica melhor essa importante função na vida da Igreja Particular:

 

Padre Carlos sugeriu ao bispo que fosse constituído uma equipe para o auxiliar nos trabalhos do Economato, e que ele gostaria que os padres Pedro Gondim e Francisco Cota, devido às suas experiências administrativas, o ajude durante sua nova missão:

 

Padre Carlos se reuniu na segunda-feira (02) com o Padre Maia para se inteirar do trabalho no Economato. Na terça-feira (03), ele se reuniu com  dom José Carlos e com os padres Pedro Gondim e Francisco Cota para traçarem metas e definirem alguns pontos. Na quarta-feira (04) o novo Ecônomo se reuniu com a equipe da Livraria João Paulo II para entender o processo de funcionamento da mesma e com o Alessandro Viegas, colaborador do Economato. O Economato Diocesano ainda conta com a ajuda dos colaboradores Elian de Cássia, Augusto Santos e Eustáquio Cristóvão.

 

A Diocese de Divinópolis tem demandas grandes, no ponto de vista estrutural, a reforma do Centro Pastoral que está em andamento, a reforma do Seminário Maior de Teologia, em Belo Horizonte. E a vida pastoral da diocese também é muito intensa, o que necessita um grande gasto financeiro.

 

Padre Carlos Henrique é Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Divinópolis, Vigário da Forania do Divino Espírito Santo e Cerimôniário Diocesano.

 

 

 

Por Túlio Veloso

 

Notícias Relacionadas

31 mar 15
12 dez 18
13 mai 19
23 dez 20

Parceiros