×

Conteúdo

Dom José Carlos ministra palestra com o tema 'Família', em Perdigão

quarta-feira, 19 de novembro de 14 às 08:25

Na noite de ontem, a convite do Grupo Amor Exigente, de Perdigão, Dom José Carlos ministrou uma palestra com o tema “Família”.

A palestra aconteceu no Centro Cultural e Artístico Rosa Carolina de Araújo, e contou com a participação de, aproximadamente, 200 pessoas.
Após oração, Dom José Carlos falou dos desafios das famílias no mundo de hoje.
O Bispo explicou que a origem da família vem da concepção, da criação, e assim das raízes, segue para o mundo: “Nascemos neste contexto. Somos resultado de tudo que chegou a nós através de nossos pais, de nossa família”, disse.
Dom José Carlos também falou das mudanças que ocorrem na família, seja pelo nascimento de um filho, ou devido a novas situações. A influência da família, desde o período da gestação também foi abordada como fator da formação, não somente dos filhos, mas da família em geral.
Outro fator discutido foram as relações externas, como a convivência entre vizinhos, nas escolas e na comunidade. Convívio esse, que pode interferir, de maneira tanto positiva quanto negativa, na formação da criança como pessoa perante a sociedade. 
Dom José Carlos ressaltou que existem problemas diversos no meio familiar, e que a negação não faz com que os mesmos desapareçam: “É preciso que reconheçamos nossos problemas e incapacidades, aceitarmos e tomarmos uma atitude perante a situação”, afirmou.
De acordo com o Bispo, alguns conflitos, mesmo sendo mais acirrados com pessoas mais próximas, não impedem que as famílias busquem ajuda e partilhem de seus problemas para assim chegarem a uma solução satisfatória. “Somos criações de Deus, uma obra perfeita e bela, mas isso não quer dizer que não tenhamos problemas”, completou.
Sobre a criação dos filhos, Dom José Carlos reforçou os desafios da atualidade, como a influência midiática, que termina por interferir na formação da opinião das crianças e jovens em especial, pois muitas vezes apresentam outro modo de comportamento e consumo.
Um ponto importante abordado durante a palestra foi a questão da convivência familiar: “Muitas vezes, pais e filhos não têm relações cotidianas, seja por motivos de trabalho ou até mesmo lazer. Os pais são aqueles que, muitas das vezes, podem corrigir e auxiliar na formação dos filhos, mas nem sempre estão presentes”.
Finalizando, Dom José Carlos falou da importância em arranjar tempo para viver em família, da humanidade em reconhecermos os problemas existentes e buscá-los resolver com humildade, deixando de lado a prepotência de que podemos lidar com tudo sozinhos. E acima de tudo, mantermos a nossa fé, nossa crença: “Pais não têm somente a obrigação com o material, pais devem ensinar a fé a seus filhos. E os filhos devem honrar aos pais, para que seus dias sejam longos e felizes. Como família, devemos construir modelos de acordo com o projeto de Deus.

 

 

Por Anna Paula Rodrigues

Notícias Relacionadas

01 dez 16
06 set 16
13 dez 15
12 fev 15

Parceiros