×

Dom José Carlos faz Visita Pastoral à Paróquia de São Joaquim de Bicas

segunda-feira, 14 de setembro de 15 às 14:37

A visita pastoral é a visita que o bispo realiza, oficialmente, às paróquias e comunidades de sua diocese a cada cinco anos. Nesta ocasião, o sucessor dos apóstolos de Cristo tem a oportunidade de estar em meio a seu rebanho, de conhecer e dar-se a conhecer àqueles que pastoreia, de orientar a atividade pastoral naquela paróquia e, principalmente, rezar com seu povo.


No último final de semana, dias 11, 12 e 13 de setembro, Dom José Carlos, bispo da Diocese de Divinópolis, realizou mais uma visita pastoral, a sétima de seu ministério episcopal. Desta vez, a paróquia que recebeu a visita do bispo diocesano foi a de São Joaquim, da cidade de São Joaquim de Bicas.


O início da visita deu-se na sexta-feira, dia 11. Os fiéis acolheram seu pastor na comunidade de São Vicente, às 15h, com muita alegria e entusiasmo. Logo em seguida, houve a celebração da Missa, com Unção dos Enfermos aos doentes.

 

No sábado, 12 de setembro de 2015, às 11h, Dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis, visitou o Centro de Atendimento à Pessoa Presa, o APC (“Apoio à Pastoral Carcerária”), no Bairro Nossa Senhora da Paz (“Farofa”). Dom José Carlos foi acompanhado pelo pároco, Padre Amarildo José de Melo, e dois seminaristas. Da parte do APC estavam presentes: frater Henrique, Sr. José Paz, Gisele (a dedicada e eficiente secretária do APC), José Alexandre e o advogado, Dr. Arlei. Também contamos com a presença do Frater Theodoro Adams, superior regional da Congregação dos Fráteres no Brasil, e de Frater Damasus Dobat, da comunidade de Belo Horizonte.

 

Tivemos um encontro informal, caracterizado pela espontaneidade e liberdade de expressão. Foi exposto o projeto do trabalho pastoral junto à população prisional das Unidades de São Joaquim de Bicas (Penitenciária “Professor Jason Soares Albergaria” e os Presídios Bicas I e Bicas II). Comentamos, amplamente, os avanços nesses seis anos de atuação, mas também discutimos, em profundidade, os múltiplos desafios. Dom José Carlos deu três sugestões: 1)- Que seja organizado, anualmente, um Encontro diocesano de todos os integrantes da pastoral carcerária que, de uma ou outra forma, atuam em unidades prisionais no território da diocese; 2)- Que seja elaborado um ‘folder’ para que o trabalho junto aos homens e mulheres presos possa ser divulgado e melhor conhecido nas comunidades eclesiais da diocese; 3)- Que sejam enviados à Diocese  pequenos projetos de co-financiamento — diretamente ligados ao trabalho dos integrantes da Pastoral Carcerária — tendo em vista a evangelização e ressocialização das pessoas privadas de sua liberdade.


Experimentamos, hoje, que o Bispo é um verdadeiro pai dos fiéis a ele confiados, na sua Igreja Particular.  E, de nossa parte, sentimo-nos unidos ao Pastor diocesano “como a Igreja a Jesus Cristo e Jesus Cristo ao Pai, para que todas as coisas se harmonizem pela unidade e redundem para a glória de Deus”, nas palavras de Santo Inácio de Antioquia (c.50-107), na sua Carta aos Efésios.


Concluímos nossa proveitosa reunião com uma oração na capela do C-4, rezando o “Pai-Nosso do Presidiário”, finalizando-a com a bênção do bispo. Em seguida, visitamos o secretariado do APC.Na oportunidade, foi dada uma explicação mais detalhada de como são feitas as visitas semanais ao Presídio e apreciamos alguns trabalhos de artesanatos de presos das respectivas  unidades prisionais.

 

Durante os três dias, Dom José visitou todas as comunidades paroquiais e encontrou-se com as autoridades políticas e organismos sociais da cidade. Também, esteve com a catequese, com os conselhos pastoral e administrativo e com os líderes das pastorais e movimentos da paróquia.


A visita terminou no domingo, à noite, com a celebração, as 19h30, na comunidade de São Judas. O bispo diocesano agradeceu todo o empenho das comunidades por acolhê-lo tão bem e firmou uma mensagem de fé e esperança para as pessoas da paróquia de São Joaquim.

 

 

Contribuição: Frater Henrique Cristiano José Matos, cmm

                     Gustavo Santos

Notícias Relacionadas

18 ago 16
27 fev 14
11 jul 14
02 dez 16

Parceiros