×

Conteúdo

Dom José Carlos fala sobre o Retiro do Clero 2018

quinta-feira, 23 de agosto de 18 às 07:54

Todos os anos acontece o Retiro Espiritual do Clero da Diocese de Divinópolis. Os padres da Diocese vão para Cachoeira do Campo, em Ouro Preto-MG, e permanecem, lá, durante quase uma semana. O retiro de 2018 começou dia 20 de agosto e termina hoje, 23.

 

O pregador do Retiro é Padre Adroaldo Palaoro. Ele é Jesuíta, natural de Anchieta, ES, tem 35 anos de vida sacerdotal e, atualmente, reside em Campinas. Seguindo a Metodologia Inaciana, os padres procuram fazer os chamados “exercícios espirituais”.


“Entende-se, por Exercícios Espirituais, qualquer modo de examinar a consciência, meditar, contemplar, orar vocal ou mentalmente e outras atividades espirituais” (Inácio de Loyola). Trata-se, pois, de uma metodologia de desenvolvimento espiritual, proposta por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Ordem Religiosa dos Padres e Irmãos Jesuítas). A sua primeira redação, pelo próprio Inácio, se deu no ano de 1522, refletindo sua experiência espiritual. Mais tarde, foi enriquecida com sua experiência apostólica e sua formação intelectual (Paris, 1528-1535 e Veneza, 1536-1537) – (Fonte da definição: https://bit.ly/2pYr1rn)


Padre Adroaldo tem conduzido os exercícios seguindo a temática do “Encontro”, de acordo com os escritos do Papa Francisco. Nesse sentido, afirmou que o encontro humanizado depende de um saudável encontro consigo mesmo e com Deus. O Retiro é uma proposta de mergulho na interioridade, para daí extrairem forças e energias criativas para o encontro com o outro. Cada reflexão do pregador é seguida de uma pausa para meditação e oração. Os momentos de orações são conduzidos por diferentes sacerdotes do próprio clero ou por foranias.  O Retiro é um tempo forte de oração, convivência e partilha entre os sacerdotes. Por isso, é um tempo de graça, de acordo com Dom José  Carlos, Bispo da Diocese. Cada sacerdote sai do retiro mais espiritualizado e preparado para a missão. Pedimos aos leigos que rezem pelos seus padres, enquanto eles estão no retiro.


Dom José Carlos, Bispo da Diocese, aproveitou um dos intervalos do Retiro para falar à nossa reportagem. No vídeo gravado por Padre Gabriel, o Bispo falou da importância desse encontro anual do Clero.

 

 

POR PADRE GABRIEL

Notícias Relacionadas

12 abr 15
15 mar 16
01 ago 18
12 jun 20

Parceiros