×

Conteúdo

Dom José Carlos é ordenado 5º bispo da Diocese de Divinópolis

segunda-feira, 26 de maio de 14 às 12:00
Fotos: Túlio Veloso

O tempo quente do início da tarde de domingo deu lugar a uma chuva fina e a brisa leve que foi capaz de refrescar o ambiente. Diferente da ordenação de Dom José Belvino, quando um grande temporal marcou o dia da celebração, a conhecida Chuva do Bispo.

 

Nesse clima, as quatro mil cadeiras colocadas a disposição dos convidados para a ordenação e posse de Dom José Carlos não foram suficientes para o público que compareceu ontem à Catedral do Divino Espírito Santo em Divinópolis.

 

A Polícia Militar, que acompanhou todo o evento, estima em aproximadamente sete mil o número de participantes na celebração que também reuniu mais de 150 padres, 18 bispos e dezenas de religiosos, seminaristas e ministros.

 

Padre Moacir Tavares, diretor das rádios Candidés FM e Divinópolis AM, ficou muito feliz com a grande participação do público durante a celebração, e justificou o grande interesse das pessoas por essa cerimônia:

 

 

Um sistema de som amplo e três telões em LED foi disponibilizado nos arredores da Catedral para que todo o público acompanhasse cada momento da celebração que teve início por volta das 16h.

Para ocupar os primeiros bancos da Catedral, foi formada uma fila que ficou quilométrica às portas do templo. A primeira da fila foi Dona Maria Auxiliadora da Paróquia São José de Divinópolis. Ela ficou por mais de 4 horas aguardando a abertura das portas para garantir um espaço bem na frente:

 

Muita gente se emocionou durante a celebração e não conseguiu conter as lágrimas:

 

Também estiveram presentes religiosos de diversas congregações, inclusive das Carmelitas Enclausuradas, que raramente deixam o convento, sem falar nos monges e membros dos Arautos do Evangelho.

Para as pessoas com deficiência auditiva, a celebração foi toda traduzida em LIBRAS, que é a Linguagem Brasileira de Sinais, pela Pastoral dos Surdos.

O primeiro momento da celebração foi a apresentação do novo bispo. Dom José Carlos Souza Campos visitou toda a área da Catedral, acompanhado pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira Azevedo, o bispo de Duque de Caxias e ex-bispo de Divinópolis Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, o bispo emérito diocesano Dom José Belvino do Nascimento e o pároco da Catedral Padre Geraldo Maia.

Logo depois, os bispos se reuniram com o clero para a procissão de entrada e o início da solenidade.

O Padre Geraldo Gabriel de Bessa, amigo íntimo de Dom José Carlos, fez a leitura do Mandato Apostólico, documento enviado pelo Papa Francisco, nomeando o bispo e autorizando sua ordenação.

 

Emocionado, Padre Gabriel considerou a ordenação um momento de Ação de Graças e de grandes reencontros:

 

Durante a homilia Dom Walmor saudou os bispos que vieram de várias partes do país e, em especial, Dom José Moura, arcebispo de Montes Claros e presidente da Regional Leste 2. Ele também acolheu os sacerdotes, a família de Dom José Carlos e o povo de Deus reunido.

 

Dom Walmor destacou a importância do episcopado, a missão dos bispos e a dedicação às comunidades, sempre oferecendo aprendizado e a prática do evangelho a todos os fiéis que se aproximem.

 

Em entrevista para nossa equipe, o arcebispo falou sobre a juventude da Igreja que reflete na ordenação de Dom José Carlos, sacerdote dinâmico e jovem:

 

Após a pregação, foi iniciado o Rito de Ordenação e a entrega das insígnias episcopais tais como o anel, mitra e o cajado, símbolo do Pastor. Em seguida foi conduzido à Cátedra, de onde deu continuidade como presidente da celebração.

 

Após a missa Dom José Carlos, ao lado de Dom Belvino e Dom Tarcísio, abençoou as pessoas dentro e fora da Catedral, concedendo a eles a bênção episcopal.

 

O novo bispo conversou com a imprensa dizendo que uma agenda repleta de compromissos o espera a partir de hoje, mas o primeiro compromisso será com a oração:

 

Ao lembrar que foi escolhido dentro do próprio clero diocesano, Dom José Carlos disse que “se Deus cruzou o mundo para escolher o bispo de Roma, só precisou algumas montanhas e rios para escolher o bispo de Divinópolis”. E explicou o lema escolhido para seu episcopado - “Com os olhos fixos em Jesus”:

 

 

As maiores comitivas foram de  Pará de Minas, Divinópolis, Igarapé e Itaúna, cidade natal do bispo, além de Pedra do Indaiá, onde Dom José Carlos iniciou sua vida sacerdotal.

A celebração terminou por volta das 19h30 quando houve a dispersão e mais uma vez a equipe organizadora retomou as atividades para deixar tudo em ordem na Catedral e em seus arredores.

Notícias Relacionadas

13 jul 15
08 mai 19
04 ago 13
01 jul 14

Parceiros