×

Conteúdo

Dom José Belvino participa da Festa de São José, no Seminário Arquidiocesano de Mariana

terça-feira, 06 de maio de 14 às 10:04

O Seminário Arquidiocesano São José, de Mariana, realizou, no período de 28 de abril a 1º de maio de 2014, a tradicional festa de seu padroeiro, São José. Esta festa busca, além de estreitar os laços, favorecer uma integração entre as quatro comunidades que formam o referido seminário, a saber: a comunidade vocacional, propedêutica, filosófica e teológica, bem como entre as várias dioceses que integram o seminário que são: Divinópolis, Januária, Governador Valadares e Mariana. Neste ano de 2014, as festividades estiveram envoltas dentro das comemorações dos oitenta anos de edificação do seminário Maior de São José, desmembrado do Seminário Menor Nossa Senhora da Boa Morte.


As festividades tiveram início na tarde de segunda-feira (28), com a abertura dos jogos olímpicos de São José, que se estenderam durante as tardes da terça e quarta feira. A competição deste ano foi composta de oito modalidades: futsal, natação, vôlei, corrida de saco, corrida do ovo na colher, sinuca, truco e tênis de mesa. Os seminaristas foram divididos em quatro equipes: primeiro ano de filosofia e teologia, segundo ano de filosofia e teologia, terceiro ano de filosofia e teologia, quarto ano de teologia e propedêutico.


O tríduo preparatório é um dos pontos centrais do evento. As comunidades da teologia, filosofia e propedêutico ficaram responsáveis pela preparação das celebrações eucarísticas, que foram presididas, neste ano, respectivamente por D. Geraldo Lyrio, Con. Tarcísio Moreira e Mons. Celso Murilo Reis.


Após as celebrações, ocorrem sempre as noites culturais. Na segunda-feira, a comunidade da filosofia apresentou a peça “O Pequeno Príncipe”; na terça, Pe. Francesco fez uma exposição de sua tese de mestrado sobre D. Luciano e, em seguida, a comunidade da teologia apresentou uma comédia sobre a história dos 80 anos do Seminário Maior São José. Já na quarta-feira houve a premiação dos vencedores das modalidades da olimpíada de São José, e um animado momento de confraternização entre as quatro casas de formação.


Na quinta (01), dia de São José Operário, D. José Belvino, bispo emérito da Diocese de Divinópolis, celebrou a santa missa em ação de graças pelos 80 anos do Seminário Maior de São José. Após esta emocionante celebração, todos puderam desfrutar de um delicioso almoço.

 

FESTA DE SÃO JOSE É REALIZADA PELO SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DE MARIANA.

 

 

 

Seminarista Luís Fernando Cruz, 2º ano de filosofia.

Fotos

Notícias Relacionadas

23 out 18
31 ago 13
20 abr 17
15 out 18

Parceiros