×

Conteúdo

Diocese de Divinópolis sedia Simpósio Provincial da Pastoral Familiar

segunda-feira, 05 de setembro de 16 às 07:30

Aconteceu, neste primeiro final de semana do mês de setembro, 03 e 04, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o Simpósio Provincial da Pastoral Familiar. A Província de Belo Horizonte é composta pelas dioceses de Divinópolis, Sete Lagoas, Oliveiras, Luz e, obviamente, pela Arquidiocese de Belo Horizonte. O tema central do simpósio foi "Educação Formal e Educação na Fé". Teve, por finalidade, despertar nas famílias a séria responsabilidade na educação da prole, conforme nos diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris Laetitira (AL 07, 16, 84 e 85).

 

Estiveram presentes, aproximadamente, 180 pessoas, sendo agentes de pastoral, catequistas e educadores, vindos de todas as dioceses da Província de Belo Horizonte. Também se fizeram presentes  os assessores da Pastoral Famíliar em três âmbitos: diocesano, regional e nacional; são eles: Padre João Luiz, da Diocese de Divinópolis; Padre Marcelo Adriano, do Regional Leste 2; e Padre Jorge Alves, Assessor Nacional da Comissão Vida e Família da CNBB.

 

Para a Sônia Rabelo, Coordenadora, junto com o seu esposo Binho, da Pastoral Familiar na Diocese de Divinópolis, o tema surgiu de acordo com o desafio que as famílias têm na educação formal e na fé dos filhos. Ela conversou com a nossa equipe e falou como foi a escolha do tema; ouça: 

 

 

 

Com uma programação bem intensa, o Simpósio foi inciado na tarde do sábado, com a palestra de Dom José Carlos. Ele abordou o tema "Educação Cristã - Orientações Catequéticas para uma Igreja em saída". No início de sua fala, o Bispo de Divinópolis ressaltou a importância do Simpósio. Ainda, segundo ele, o simpósio é um lugar de pensar grande e com seriedade, e de enxergar como tratar o trabalho com as famílias; ouça: 

 

 

Em sua palestra, Dom José Carlos falou da importância da educação na fé; ouça um trecho de sua fala:

 

 

O simpósio também contou com palestras do Professor Ivan Ribeiro, do casal André Parreira e Karina Parreira, do Padre Amarildo e do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Moreira.

 

O simpósio foi encerrado com o almoço, por volta das 13 horas.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

13 out 16
16 jan 17
24 ago 17
08 set 17

Parceiros