×

Conteúdo

Diocese de Divinópolis realiza Seminário Regional de Meio Ambiente

segunda-feira, 22 de maio de 17 às 00:00

A Diocese de Divinópolis – MG, realizará, no próximo dia 23 de maio, um Seminário Regional de Meio Ambiente, atendendo à convocação da Campanha da Fraternidade desse ano.


A proposta de realização desse evento regional sobre questões ambientais e, posteriormente, caso seja viável, a instalação de um Fórum Permanente de Meio Ambiente, surgiu durante o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2017, cujo tema é “Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e Guardar a criação” (Gn 2, 15), ocorrido em 05 de março, último passado.


Na ocasião, foram convidados os Secretários Municipais de Meio Ambiente dos 25 municípios que formam a Diocese de Divinópolis.


Em princípio, ficou acordado que o seminário (e o fórum, caso venha a ser instalado) seria uma experiência de partilha dos assuntos relacionados à gestão municipal referente ao meio ambiente. Acordou-se, também, que a decisão de realizar outros eventos no futuro, e mesmo de instalar-se um fórum permanente, seria tomada neste próximo encontro.
O Bispo Diocesano, Dom José Carlos de Sousa Campos, colocou a Diocese de Divinópolis, através da sua Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade, à disposição para organizar o seminário, inclusive cedendo suas instalações no Centro Diocesano de Pastoral e as refeições durante o encontro.


Assim, estamos convidando, novamente, os Secretários (as) Municipais de Meio Ambiente, dos 25 municípios da região que compõem a Diocese de Divinópolis – MG.
A data para a realização desse seminário será  23 de maio próximo, terça-feira, sendo a programação, a que consta no abaixo.

 

 

Objetivo

Promover um debate sobre temas específicos ligados às agendas ambientais dos municípios, com foco no saneamento básico (tema da CF 2016) e na conservação da biodiversidade nos biomas que ocorrem na região, cerrado e mata atlântica (tema da CF 2017).

 

 

Público-alvo

Secretários (as) Municipais, diretores e assessores que tenham, em sua pasta, a responsabilidade da gestão ambiental nos municípios.

 

 

Sistemática


Palestras e debates (roda de conversa).

 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 


23/05/2017 – Terça-feira
Acolhida aos participantes, credenciamento e café 08h30 - 09h15


Abertura 09h15 - 09h30


Palestra 01 – Planos Municipais de Saneamento – A experiência de Igarapé
Isaias de Barros Abreu, Secretário de Meio Ambiente do Município de Igarapé, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Produção, Especialista em Meio Ambiente e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária. 09h30 - 10h30


Palestra 02 – “Municipalização - DN COPAM Nº 213, de 22 de fevereiro/2017”
Cibele de Araújo Guimarães – Diretora de Apoio à Gestão Municipal da Superintendência de Apoio à Regularização Ambiental da SEMAD - MG. 10h30- 11h30

 

Debate/esclarecimentos de dúvidas 11h - 12h

 

Intervalo para almoço 12h - 13h

 

Reunião para discussão sobre os destinos do Fórum. 13h - 14h

 

Encaminhamentos finais e encerramento 14h

 



Pe. Emerson Cunha
Coordenador Diocesano de Pastoral

Geraldo Magela da Silva
Secretário da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade – Diocese de Divinópolis

Notícias Relacionadas

14 fev 15
08 set 17
21 out 14
14 fev 15

Parceiros