×

Conteúdo

Diocese de Divinópolis marca presença no 1º Congresso Missionário do Regional Leste 2

terça-feira, 27 de setembro de 16 às 08:25

O Regional Leste II, da CNBB, que abrange 32 dioceses dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, realizou, entre os dias 22 a 25 de setembro, na cidade de Ipatinga, o seu I Congresso Missionário.

 

Estavam presentes missionários leigos, seminaristas, religiosos e religiosas, padres e o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão e referencial nacional para a causa missionária, Dom Esmeraldo, o bispo diocesano de Guaxupé (MG) e referencial para a causa missionária do Leste II, Dom José Lanza, além do bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano e anfitrião do congresso, Dom Marco Aurélio Gubiotti.


O Congresso, aberto no dia 22/09, por Dom José Lanza, contou com temáticas voltadas para a preocupação com a causa missionária no Brasil, através de conferências ministradas pelo Padre Sidnei Dornelas (membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB) e pelo Padre Maurício (Diretor da POM – Pontifícias Obras Missionárias).Os congressistas tiveram espaço para a exposição de experiências missionárias.  Após 30 horas de estudos e ricas partilhas, Dom Esmeraldo apresentou um protótipo de texto, fruto do congresso, para ser votado e complementado.


As formações tratadas estavam em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, com a Encíclica Papal Laudato Si, com a realidade missionária da Igreja do Brasil, com a carta pós-sinodal Amoris Laetitia, com a Evangelii Gaudium, que trata da alegria do anúncio do Evangelho de Cristo.


A Diocese de Divinópolis, que estava representada pelos seminaristas Jardel Cássio e Marcos Paulo, contribuiu nos grupos que desenvolveram o tema: “Missionários Presbíteros para uma Igreja misericordiosa em saída”.Os representantes expuseram alguns dos projetos e experiências missionárias como: as missões anuais promovidas pelos seminários, as missões da semana santa, principalmente vivenciadas pelos leigos e o trabalho junto à nossa Igreja-irmã, em Tefé, no Amazonas.


Por fim, no Domingo, às 10h30, Dom Marco Aurélio presidiu a Santa Missa de envio, e falou da alegria de abrigar o I Congresso Missionário em sua diocese.


O Congresso foi instrumento de motivação para os mais de 300 participantes que, certamente, voltaram para as suas dioceses com vigor e ânimo para avançar no trabalho missionário, atitude que deve ser primordial para a Igreja, que é genuinamente missionária.

 

 

POR SEMINARISTA JARDEL CÁSSIO

Notícias Relacionadas

27 jun 14
25 set 18
16 jun 14
20 abr 16

Parceiros