×

Conteúdo

Diocese de Divinópolis foi homenageada pela Academia Divinopolitana de Letras

quarta-feira, 20 de março de 19 às 13:40

Aconteceu, nos dias 14 e 15 deste mês de março, no Teatro Municipal Usina Gravatá, em Divinópolis, a entrega do Orfeu 2019, sendo que, em ambas as datas, o evento teve início às 19h30.  Trata-se de uma promoção  da Academia Divinopolitana de Letras, sob organização do acadêmico Augusto Fidelis.

 

Na primeira noite, foram homenageados os representantes da comunidade artístico-cultural e, na segunda, os representantes da mídia, colaboradores da Academia pessoas e entidades que se destacaram em 2018, em atividades que engrandeceram a cidade de Divinópolis.

 

O Troféu Orfeu nasceu em 2015, numa concepção do artista plástico, Vicente Tarcísio Batista, no último ano da gestão do então presidente, Augusto Fidelis, que desejava homenagear os músicos que tanto colaboraram com os seus eventos. No entanto, a pedido dos demais acadêmicos, a homenagem foi estendida a outros profissionais, pelo mesmo motivo. Como o número de troféus ficou elevado para ser entregue apenas em uma noite, a Academia achou, por bem, dividir em duas entregas, sendo uma noite para os artistas e, a outra, para imprensa e colaboradores.

 

De lá para cá, chega-se à quinta edição, desta vez laureando 42 agraciados, sendo 21 em cada noite. Vale ressaltar que são dois os critérios usados pela Academia para conceder o troféu: que seja um colaborar do Sodalício ou que esteja trabalhando para o desenvolvimento de Divinópolis. Durante o ano, os acadêmicos observam e pesquisam sobre os cidadãos e cidadãs ou entidades, que estejam se destacando em qualquer campo. Em dezembro de cada ano, na última reunião ordinária, são votados aqueles que devem receber a homenagem no ano seguinte, que acontece, sempre, no mês de março.

 

Para a edição de 2019, a Academia contou com a colaboração artística de Maiher Menezes Escola de Dança, com o Interlúdio Grupo Musical, com os cantores Simone Santos e João Batista e o Coral Municipal de Divinópolis.

 

Entre os homenageados da segunda noite, esteve a Diocese de Divinópolis, pelos seus 60 anos de instalação no nosso município, sendo esta representada pelo vigário forâneo, Padre Marcos Antônio Rocha, já que o bispo Dom, José Carlos, estava na cerimônia de aniversário da FAPAM, em Pará de Minas.

Fotos

Notícias Relacionadas

19 abr 19
23 jan 15
28 jun 18
10 set 16

Parceiros