×

Conteúdo

Diocese de Divinópolis celebra seus 57 anos de instalação

terça-feira, 17 de maio de 16 às 10:10

Hoje, dia 17 de maio, a Diocese de Divinópolis está celebrando seus 57 anos de instalação. A Diocese de Divinópolis, criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, é desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da diocese de Luz. A instalação aconteceu no dia 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu 1º Bispo Diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena que renunciou ao governo da diocese no dia 26 de março de 1979. O 2º bispo foi Dom José Costa Campos, transferido da Diocese de Valença-RJ, que tomou posse no dia 20 de maio de 1979 e renunciou em 05 defevereiro de 1989. Dom José Belvino, 3º bispo da diocese, tomou posse no dia 11 de junho de 1989, um mês após o Papa divulgar sua transferência. Dom José Belvino  renunciou no dia  11 de fevereiro de 2009. O 4º bispo, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, tomou posse no dia 17 de maio de 2009, e no dia 01º de agosto de 2012 foi transferido para a Diocese de Duque de Caxias - RJ. No dia 25 de maio de 2014, aconteceu a ordenação episcopal e posse canônica do 5º bispo da diocese, Dom José Carlos de Souza Campos.

 

Pertence à província eclesiástica de Belo Horizonte e ao Conselho Episcopal Regional Leste II da CNBB. Está localizada no centro meridional do estado de Minas Gerais, limitando-se com a Arquidiocese de Belo Horizonte e as dioceses de Sete Lagoas, Oliveira e Luz. A Diocese de Divinópolis está localizada no Centro meridional do Estado de Minas Gerais, contando com uma superfície de 8.824 Km² e com uma população aproximada de 750.000 habitantes. Atualmente a Diocese conta com 53 paróquias, divididas em 6 foranias e em 25 municípios. A Diocese de Divinópolis conta também com o Tribunal Eclesiástico de 1ª instância.

 

Com o início da 11ª Assembleia Diocesano de Pastoral, no dia 22 de novembro de 2015, Diocese de Divinópolis está caminhando para uma renovação pastoral. Veja como foi a abertura da 11ª Assembleia:

 

 

 

No vídeo abaixo, você confere a mensagem de abertura da 11ª Assembleia Diocesana de Pastoral

 

 

Além da possível renovação pastoral, a Diocese está vivendo intensamente o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. O Jubileu Extraordinário da Misericórdia teve início com a abertura da Porta Santa, na Catedral de Bangui, na República Centro-Africana, no dia 29 de novembro. Neste dia 8 de dezembro, foi a vez da abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, algo que não acontecia desde 2000. Esta porta é aberta apenas durante o Ano Santo, permanecendo fechada no restante do tempo, e existem portas santas nas quatro basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora de muros e Santa Maria Maior. O anúncio solene do Ano Santo teve lugar com a leitura e publicação da bula pontifícia (Misericordiae Vultus), junto da porta de São Pedro, no Domingo da Divina Misericórdia, no 12 de abril. E, no terceiro Domingo do Advento, conhecido como o Domingo da Alegria, dia 13, várias dioceses do mundo abriram as Portas Santas em suas catedrais e, em algumas, nos santuários.

 

Na Catedral Diocese de Divinópolis a Cerimônia de abertura da Porta Santa da Misericórdia aconteceu no dia 13 de dezembro de 2015, com a presença Bispo Diocesano, Dom José Carlos, do Pároco da Catedral, Padre Maia e do Padre Carlos Henrique (Vigário Forâneo). Milhares de fiéis, vindos de toda a Diocese, também participaram deste evento inédito e histórico da Igreja. Confira como foi a abertura da Porta Santa na Catedral Diocesana

 

 

Além da Catadral, a Diocese também conta com uma Porta Santa no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará. Lá a Porta Santa foi aberta pelo Bispo Emérito, Dom José Belvino, no dia 20 de dezembro. CLIQUE AQUI e veja as fotos.

 

A programação do Jubileu da Misericórdia está sendo bem intensa. Na Catedral haverá uma programação convidando grupos específicos. Em conceição do Pará, o desejo é que se organizem peregrinações das comunidades paroquiais, pastorais, movimentos e grupos em geral. CLIQUE AQUI e confira a programação completa.

 

 

Algumas datas importantes de nossa história:

 

  • 17 de maio 1959 – Instalação da Diocese de Divinópolis, sagração e posse do 1º Bispo diocesano: Dom Cristiano Fredereico Portela
  • 20 de maio 1979 - Posse do 2º Bispo diocesano: Dom José da Costa Campos
  • 11 de junho 1989 - Posso do 3º Bispo Diocesano: Dom José Belvino do Nascimento
  • 17 de maio de 2009 - Posse do 4º Bispo diocesano: Dom Tarcisio Nascentes
  • 1º de agosto de 2012 - Dom Tarcisio é trasferido para a Diocese de Duque de Caxias - RJ
  • 26 de fevereiro de 2014 - Papa Francisco nomeia Padre José Carlos Souza Campos como Bispo para a Diocese de Divinópolis
  • 25 de maio de 2014 - Monsenhor José Carlos é ordenado bispo
  • 25 de maio de 2014 - Posse Canônica do 5º Bispo diocesano: Dom José Carlos Souza Campos.

 

 

 

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS.

 

Que Deus abençoe o nosso bispo Dom José Carlos, o bispo emérito Dom José Belvino, o Clero Diocesano, os religiosos e religiosas que aqui trabalham, e todo o povo de Deus que de alguma forma ou de outra contribuem para o anuncio do Evangelho!

Notícias Relacionadas

01 abr 18
29 jun 17
18 abr 17
09 nov 17

Parceiros