×

Conteúdo

Diácono Helton, de Divinópolis, concelebra com Papa Francisco

quinta-feira, 05 de dezembro de 13 às 16:27
Fotos: Vaticano

No último dia 30 de novembro de 2013, o papa Francisco presidiu a celebração das Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Além de ser a abertura de um novo ano litúrgico e do tempo de preparação para o Natal, a celebração foi também o momento do tradicional encontro do Santo Padre com os universitários, reitores e professores da Diocese de Roma.


Em sua homilia, o papa Francisco recordou a virtude da perseverança e a recomendou para a vida prática dos jovens, exortando-os à coragem e à firmeza nos seus sonhos e projetos:“São diversos os desafios que vós, jovens universitários, estais chamados a enfrentar com fortaleza interior e audácia evangélica. Fortaleza e audácia. O contexto sociocultural no qual estais inseridos por vezes se sobrecarrega de mediocridade e tédio. Não devemos resignar-nos à monotonia do viver quotidiano, mas cultivar projetos de amplo alcance, ir além do ordinário: não vos deixeis roubar o entusiasmo juvenil!” Recordou ainda a potencialidade de uma juventude consciente de sua presença ativa no mundo e na Igreja, capaz de contribuir para um desenvolvimento integral da sociedade. “O pensamento é fecundo quando é expressão de uma mente aberta, que discerne, sempre iluminada pela verdade, pelo bem e pela beleza. Se não vos deixardes condicionar pela opinião predominante, mas permanecerdes fiéis aos princípios éticos e religiosos cristãos, encontrareis a coragem até de ir contra a corrente”, afirmou ainda o papa.


Nessa celebração, como de costume, acontece a entrega do ícone de Maria, “Sedes Sapientiae” (Sede da Sabedoria) aos jovens representantes do país que o acolherá no próximo ano. Durante todo o ano esse ícone percorre as escolas, faculdades e universidades católicas presentes no país. No ano de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o ícone esteve presente no Brasil e no próximo ano estará percorrendo as unidades escolares da França. Assim sendo, logo após a benção final, diante do Santo Padre, os representantes universitários franceses receberam o ícone das mãos da delegação brasileira representada por sacerdotes, religiosos e leigos universitários residentes em Roma.


O Diácono Helton Ferreira, da nossa Diocese de Divinópolis que, atualmente, se encontra em Roma fazendo o curso de mestrado em Bens Culturais da Igreja, na Pontifícia Universidade Gregoriana, também participou dessa celebração representando, no presbitério, juntamente com um outro Diácono, francês, as duas delegações universitárias junto ao Papa.

Notícias Relacionadas

21 jul 16
17 mar 16
27 ago 19
22 mar 17

Parceiros