×

Conteúdo

Desejo e Realidade

sexta-feira, 05 de janeiro de 18 às 00:24

A vida humana desenvolve num constante embate, onde desejo e realidade são, constantemente, confrontados. Quando a pessoa se deixa guiar pelo desejo puro, esbarra no descolamento da realidade. Satisfaz o gozo imediato da pulsão que a todo instante cobra a resolução do desejado.


A mentalidade que agrada a muitos é que não importa o preço, importa é satisfazer o desejo. Na base está o secularismo instigando a pessoa a aproveitar o momento, porque a vida é passageira, desconsiderando os sofrimentos daí decorrentes.


Numa mesma vertente, se a existência for norteada pelo princípio da realidade pura, descamba-se num ativismo mecanicista, onde a pessoa tudo faz sem dar sentido para o que está sendo feito, falta motivação. A vida fica sem sentido e sem sabor. 


Para uma boa qualidade de vida, urge buscar o equilíbrio entre esses dois princípios. Desejo e realidade estão bem juntos dentro do ser humano. A harmonização desses princípios, associados a outros, possibilitam o equilíbrio mental da pessoa.


Buscar o equilíbrio entre essas duas pulsões é desafio constante onde um não pode ser dissociado do outro, como ensinou o filósofo, “a virtude está no meio”. Se esses princípios forem dissociados, o princípio de morte ganha força.


Encontrar o fiel da balança exige constante movimento de introspecção e o olhar atento daquele que aguarda, com paciência, o momento oportuno da colheita, onde a realidade e o desejo são harmonizados numa dinâmica que gera vida. Desejo e realidade são facetas de um ser sempre em construção.

 

 

 

Padre Ailson de Oliveira Ceccotti
             

Notícias Relacionadas

01 ago 14
19 jul 13
12 fev 14
10 mai 15

Parceiros