×

Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna

quarta-feira, 06 de junho de 18 às 09:11

“Terra, exulta de alegria, louva teu pastor e guia com teus hinos, tua voz. / Tanto possas, tanto ouses, em louvá-lo não repouses: sempre excede o teu louvor”. A letra, entoada na solenidade de Corpus Christi, é um convite aos cristãos para manifestarem sua fé na Eucaristia. Neste ano, a comunidade paroquial Nossa Senhora da Piedade decidiu resgatar uma antiga tradição portuguesa deixada em herança à Minas Gerais: os tapetes artesanais. Assim, os fiéis reuniram-se na madrugada do dia 31 de maio para a montagem dos tapetes, trabalho iniciado dias antes pelos jovens, que prepararam a coloração das serragens.

 

Sal, serragens coloridas, pó de café, cascas de ovos e outros materiais se transformaram em verdadeiras obras de arte, nas mãos dos fiéis que se empenharam em preparar um bonito caminho para o Santíssimo Sacramento passar, expressando, assim, nossa crença que, na Hóstia consagrada, está substancialmente o Corpo e o Sangue de Cristo. Muitos fiéis estenderam, ainda, suas cobertas e mantos, unindo-os ao tapete artesanal, num gesto de colaboração e de devoção.


Às 8 horas, ocorreu a bênção do Santíssimo na Comunidade Santo Agostinho e Santa Mônica (Morada Nova) e a procissão que, percorrendo as ruas de nossa paróquia, relembrou que o Cristo está presente no meio de nós. No adro da Matriz Nossa Senhora da Piedade, deu-se a segunda bênção, seguindo-se a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo reverendíssimo padre Edmar Antônio de Souza. Esta, contou com a participação dos seminaristas Alex Cristiano dos Santos e Rogério Rafael Mendes de Oliveira, e de grande número de leigos e leigas, entre os quais os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

 

Por David Campos
Fotos: PASCOM Nossa Senhora da Piedade

Notícias Relacionadas

23 dez 15
07 out 16
20 mar 16
02 dez 19

Parceiros