×

Conteúdo

Congregação das Irmãs Hospitaleiras Sagrado Coração Jesus celebram seu fundador, São Bento Menni

sexta-feira, 23 de abril de 21 às 11:29

No dia 24 de abril festejamos São Bento Menni, fundador da Congregação das Irmãs Hospitaleiras Sagrado Coração Jesus, responsável pela Clínica São Bento Menni, em Divinópolis. Mas que foi São Bento Menni?

 

Ângelo Hércules Menni nasceu no dia 11 de março de 1841, em Milão, na Itália, sendo o quinto dos quinze irmãos. A família do casal de negociantes Luiz e Luiza era de cristãos fervorosos, onde se rezava o Rosário todas as noites, se praticava a caridade e todos os sacramentos. Foi esse ambiente familiar, somado a quatro episódios, que fizeram o jovem Ângelo optar por tornar-se um sacerdote. Foram eles: a oração diária diante de um quadro de Maria, a Santíssima Mãe de Jesus; alguns exercícios espirituais aos dezessete anos de idade; os conselhos de um eremita de sua cidade natal; e o exemplo dos irmãos de São João de Deus tratando os soldados que chegavam à estação de Milão, feridos na batalha de Magenta, serviço que ele próprio praticou. Aos dezenove anos de idade, entrou na Ordem Hospitaleira de São João de Deus, trocando o nome de batismo pelo de Bento. Iniciou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário de Lodi e depois foi concluí-los no Colégio Romano, atual Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 1866. Nessa ocasião, o papa Pio IX confiou-lhe a difícil missão de restaurar a Ordem Hospitaleira na Espanha; aliás, a escolha não poderia ter sido mais feliz. Este jovem religioso, que tinha apenas vinte e cinco anos, chegou em Barcelona em 1867. Ali começou a restauração da Ordem, que tinha sido suprimida pelo liberalismo, tanto na Espanha como em Portugal. Depois de dar nova vida à Ordem na Espanha, continuou com a sua restauração em Portugal e no México, já no princípio do século XX. Bento foi um homem de generosidade e caridade inesgotáveis e de excepcionais predicados de comando e administração. Em 31 de maio de 1881, juntamente com duas religiosas, fundou a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, especializada na assistência aos doentes psiquiátricos. Estava em Paris quanto adoeceu, vindo a falecer no dia 24 de abril de 1914, na cidade de Dinan. As suas relíquias mortais estão guardadas na capela da Casa-mãe de Ciempozuelos, em Madri, Espanha. Em 1985, o papa João Paulo II declarou-o beato, e, em 1999, o mesmo pontífice canonizou são Bento Menni, proclamando-o "profeta da hospitalidade".

 

Durante toda semana estaremos em atividades internas recordando e nos inspirando cada vez mais, nas seguintes atividades:

  • Novena iniciada no dia 15 de abril;
  • Gincana Consciência Histórica durante toda semana e com premiação no dia 24 de abril;
  • Retiro espiritual no dia 24 de abril;
  • Comemorações internas no dia 24 de abril;
  • Santa Missa, às 9h30 do dia 24 de abril.

 

Além disso, os pacientes seguem realizando a decoração através de atividades desenvolvidas em oficinas terapêuticas.

Notícias Relacionadas

01 mar 19
23 jan 14
27 jan 20
03 jun 16

Parceiros