×

Conteúdo

Confirmado novo Consistório para criação de cardeais

quinta-feira, 11 de dezembro de 14 às 16:20

Nos dias 14 e 15 de fevereiro será realizado um Consitório para a criação de novos Cardeais. O anúncio foi feito pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, durante uma coletiva de imprensa sobre o Grupo dos 9 Cardeais, reunidos no Vaticano de 9 a 11 de dezembro, para tratar da reforma da Cúria. O sacerdote jesuíta anunciou, ainda, para fevereiro a realização do Consistório do Colégio Cardinalício e a próxima reunião do C9.

 

O Santo Padre, à exceção de quarta-feira, devido à Audiência Geral na Praça São Pedro, participou dos encontros, “escutando tudo com grande atenção”, observou Pe. Federico Lombardi, explicando que o primeiro dia, e parte do segundo, foram dedicados ao relatório e reflexões sobre as observações feitas por ocasião da reunião dos Chefes de Dicastério da Cúria, presidida pelo Papa Francisco em 24 de novembro, quando foram apresentadas novas propostas e orientações sobre a reforma da Cúria.

 

Estas eram de caráter mais geral, sobre critérios que orientam o trabalho da reforma da Cúria, mas também mais específicos, como  a reorganização de alguns Pontifícios Conselhos, como o dos leigos e família, da justiça, paz e caridade. Neste sentido, Padre Lombardi ressaltou que “estamos num processo de reforma”, “os aprofundamentos continuam em andamento” e “não foram tomadas decisões formais”.

 

 

Tutela dos Menores

 

Ao tratar da Comissão para a Tutela dos Menores - outro tema em pauta -  O Cardeal O’Malley falou sobre a situação, a constituição do Escritório que está tomando forma e a localização da sede na “velha Santa Marta”. Foram formuladas também candidaturas para ulteriores membros que tomarão parte da Comissão, contituída até o momento por oito membros, mais o secretário. Os novos membros serão “pessoas competentes” de diversos continentes, representando diferentes situações culturais e eclesiais. É previsto que na Reunião Plenária da Comissão, a ser realizada de 6 a 8 de fevereiro próximo, estarão presentes todos seus 18 membros, permitindo programar as atividades, os campos de atuação, entre outros.

 

A reorganização dos dicastérios econômicos esteve na pauta da manhã desta quinta-feira e contou com a participação do Vice-coordenador leigo do Conselho para a Economia, Prof. Zahra, que apresentou as recomendações para a reconfiguração dos dicastérios e  dos organismos econômicos e financeiros da Santa Sé.

 

Ao concluir, Padre Lombardi apresentou a agenda dos próximos encontros, que terão lugar em fevereiro de 2015: a próxima Plenária do C9 será realizada de 9 a 11, para preparar as propostas e delineamentos da reforma da Cúria a serem apresentados no Consistório do Colégio dos Cardeais, nos dias 12 e 13 e a realização do Consistório para a criação de novos Cardeais, nos dias 14 e 15.(JE)

 

 

 

Por News.Va

Notícias Relacionadas

30 nov 17
25 jun 19
05 mar 21
20 dez 18

Parceiros