×

Conteúdo

Chácara São João Paulo II: 9 anos na luta contra as drogas

sábado, 11 de março de 17 às 07:44

A unidade masculina da Comunidade Terapêutica para menores dependentes químicos, Chácara São João Paulo II, foi criada no dia 11 de março de 2008, com a chegada do primeiro acolhido.



Com isto, a Comunidade Católica Missão Maria de Nazaré (MMN) realizou um sonho antigo. A MMN já realizava trabalhos com a juventude de Divinópolis, desde o ano 1994, através do grupo de jovens Maria de Nazaré, que ainda acontece, todos os domingos, no Santuário de Santo Antônio.

 

Entre todas as casas de recuperação que tinham na região, nenhuma recebia menores de 18 anos para tratamento. Os menores eram, muitas vezes, considerados rebeldes e não respeitadores. Percebeu-se, através dos encontros, e também através do interesse de familiares de adolescentes, que o número de jovens, nesta idade, envolvidos com as drogas era crescente.

 

Nos primeiros meses de funcionamento, além dos acolhidos, dois membros da MMN, Matheus Dias e Fabiano Nunes, também moravam na Chácara João Paulo II para auxiliarem no tratamento dos jovens. Atualmente, a comunidade terapêutica Chácara João Paulo II é coordenada pelo missionário Matheus Dias.



Hoje, a casa consegue acolher até quinze jovens, entre 12 a 18 anos, para o tratamento contra o vício das drogas, que pode durar de 6 a 12 meses, dependendo do desenvolvimento do assistido.


A Chácara São João Paulo II conta uma equipe técnica composta por psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, e vários voluntários que ministram aulas de Catequese, ensinam artesanato e dão reforço escolar e diversas outras atividades. Durante o período de tratamento, os jovens têm laborterapia, recreação, lazer, práticas de esportes e celebrações diárias.




Os tratamentos na Chácara São João Paulo II são totalmente gratuitos, pois conta com um convênio da Secrataria Nacional de Políticas Sobre Drogas. As despesas das casas não conseguem ser liquidadas com o valor do convênio e o restante das despesas são mantidas por doações.



A MMN tem um projeto de ampliar a capacidade de acolhimento da unidade masculina da Chácara João Paulo II. Mas, para isso acontecer, ela conta com a ajuda de toda a população, doando qualquer quantia em dinheiro ou em materiais de construção, em geral. Caso queira ajudar, entre em contato pelo telefone (037) 3212-8557.



Para conhecer mais o trabalho da Missão Maria de Nazaré acesse www.mariadenazare.com

Notícias Relacionadas

08 out 14
27 jul 15
28 fev 16
06 jan 16

Parceiros