×

Conteúdo

Celebrar em Família a Sexta-feira da Paixão

quinta-feira, 09 de abril de 20 às 17:00

Neste dia fazemos memória da paixão e morte de Jesus. No centro da nossa atenção está a cruz. Celebramos o mistério do amor de Jesus, o justo, perseguido, injustiçado, executado... que entregou sua vida nas mãos do Pai, confiando em sua justiça. E celebramos o mistério do amor do Pai que se debruçou sobre o sofrimento do seu Filho e não o abandonou na morte. O amor venceu o ódio e a vingança. A vida venceu a morte.

 

No Evangelho de João, a cruz de Jesus é apresentada não tanto como instrumento de morte, mas sobretudo como trono e exaltação, sinal de salvação: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem” (Jo 3,14). Dentro desta visão, a cruz entra na assembleia como sinal de vitória, como “árvore da vida”. Quando o povo beija e aclama a cruz, aclama e adora o Cristo que deu a sua vida por nós até a morte na cruz, para nos dar a vida. É assim que devemos entender a expressão tradicional “adoração da cruz”.

 

Do supremo ato de Jesus na cruz, nasce a Igreja; do seu lado aberto pela lança, brotam os sacramentos pascais: Batismo (água) e Eucaristia (sangue). Ao fazer memória da paixão e morte de Jesus – o Cristo – fazemos memória também de todas as pessoas justas perseguidas, injustiçadas, sofredoras, em todos os povos e culturas. Nelas contemplamos o mistério do amor de Cristo que se faz solidário com todo sofrimento humano, com todo desejo e busca de um mundo sem ódio, sem vingança, sem violência, sem injustiça. Nelas contemplamos o amor do Pai que suscita vida e esperança onde há miséria, fracasso, desespero, morte... Unidos ao crucificado, somos chamados a viver e testemunhar este profundo mistério em todos os momentos de nossa vida. Somos chamados a unir-nos a Jesus que sem cessar intercede junto ao Pai por toda a humanidade sofredora. Somos chamados a participar da vitória do amor sobre todo o ódio, desejo de vingança, sobre toda injustiça que causa morte.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD.

Notícias Relacionadas

27 mar 15
29 jan 15
26 abr 18
10 ago 16

Parceiros