×

Conteúdo

Bispo faz avaliação positiva do Retiro do Clero e aponta novidades para o próximo ano

sexta-feira, 29 de agosto de 14 às 12:06

O Retiro Anual do Clero terminou ontem, 28/08, em Belo Horizonte, após o almoço. Durante quase quatro dias os padres da Diocese rezaram e refletiram muito, à luz dos ensinamentos de Dom Rubens Sevilha, Bispo Auxiliar de Vitória. Dom Rubens conduziu o processo com muita simplicidade, realismo e sabedoria. Disse que um retiro dificilmente muda tudo na vida de uma pessoa, mas que dificilmente não muda nada. Como bom carmelita transmitiu-nos,  entre uma fala e outra,  os melhores ensinamentos de Santa Tereza e São João da Cruz.
Após o retiro, Pe. Moacir Tavares e Pe. Aldair Custódio entrevistaram Dom José Carlos. Ao ser questionado sobre o retiro, Dom José disse que ele é, extremamente, importante para o clero. É um tempo forte de contato com Deus e com os irmãos de caminhada. Embora perceba um ótimo clima de convivência entre os padres, salienta que o retiro ajuda a manter e alimentar esse ambiente de colegialidade.
Para o próximo ano ele quer mudar o local e a temática do retiro. Isso poderá ajudar ainda mais os padres. Talvez, o próximo retiro tenha uma temática inspirada em Santo Inácio de Loyola.

 

 

Após noventa dias de episcopado, Dom José  fez um balanço muito positivo dos trabalhos. Diz ter  a sensação de que o tempo está passando muito depressa. A Diocese de Divinópolis  é um “chão querido”.  Como bom mineiro, gosta de estar perto dos seus e pisar em sua terra.  Os primeiros dias de seu episcopado foram  marcados por muita  convivência e muitas visitas. Falou de sua alegria ao enfrentar as fadigas próprias do ofício. Vê que as pessoas gostam de estar perto do bispo. Mas ele também gosta de sentir essa proximidade.   O Bispo elogiou o trabalho dos meios de comunicação da Diocese e agradeceu as notícias que foram divulgadas sobre o Retiro do Clero. Disse que o trabalho da imprensa deu transparência para os trabalhos e ajudaram a criar uma comunhão real dos padres com seus fiéis. Durante o retiro o povo soube onde os padres estavam e puderam rezar por eles. Naturalmente, os padres rezaram também pelos fiéis. 
Na noite de quarta-feira, durante a missa vespertina, seis seminaristas foram admitidos como candidatos às ordens sacras (Rito de Admissão) e um deles (Douglas) recebeu o ministério de leitor. A celebração mostrou a necessidade de comunhão entre aqueles que estão num processo de formação e aqueles que já estão no ministério. Por isso, essa comunhão entre os padres e seminaristas deve crescer sempre mais. Dom José Carlos falou ainda de sua alegria ao receber o Diácono Philipe Fernandes como novo  padre no clero diocesano. A ordenação de Philipe será hoje, à noite, (29/08), no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Itaúna, às 19h30.

Notícias Relacionadas

21 mar 18
17 ago 15
26 fev 15
24 nov 15

Parceiros