×

Conteúdo

Bispo celebra primeiro aniversário episcopal com Catedral lotada

terça-feira, 26 de maio de 15 às 10:22

Ontem (25), Dom José Carlos celebrou seu primeiro aniversário episcopal. A missa aconteceu na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, às 19 horas. Aproximadamente 50 sacerdotes compareceram para a celebração, que contou, também, com a participação de Dom José Belvino, nosso Bispo emérito.  Ao final da missa, Dom José Carlos foi presenteado com um painel de fotos que retratavam diversos momentos de sua atuação episcopal na diocese. A missa contou com a presença de seus familiares e amigos. Durante a homilia, Dom José afirmou que celebrar o aniversário do Bispo é celebrar a vida da Igreja. O foco não deve ser colocado numa pessoa, mas na Igreja que ela preside. Dom José fez questão de lembrar o aniversário da Diocese – 17 de maio -  e de Dom Cristiano, seu primeiro Bispo.

 

Ao longo de sua reflexão, Dom José Carlos ressaltou alguns pontos que considerava importantes no primeiro ano de seu episcopado. Disse que o grande número de padres presentes na celebração era revelador de uma boa convivência do bispo com o clero. Essa convivência possibilitou a transferência de um grande número de sacerdotes de suas paróquias sem nenhum trauma.  Outro ponto positivo ressaltado pelo bispo foi sua presença junto às paróquias, pessoas e organismos diversos. Em apenas um ano visitou todas as paróquias e realizou algumas visitas pastorais. Em Itapecerica, por exemplo, visitou todas as comunidades da paróquia. Procurou, também, um diálogo com diversos organismos da sociedade. Tais organismos e grupos também estão preocupados com saúde, segurança, redução da maioridade penal, etc. Não devemos estar fechados a nenhum grupo que se preocupa com o futuro de nosso povo, afirmou.

 

Em seu balanço de atuação episcopal, Dom José mencionou que está feliz ao ver um entusiasmo renovado de novas coordenações agindo na Diocese. A presença do Bispo, nesse caso, deve ser uma presença estimuladora do diálogo e da esperança. Finalmente, acenou com otimismo para o futuro. Sem querer atropelar nada, o bispo já percebe os primeiros passos da Assembleia diocesana, vê chegar a  nova estruturação contábil da Diocese e o ministério do Diaconato Permanente.

 

Ouça, abaixo, trechos da  homilia do Bispo:

 

 

Vídeo da homilia:

 

 

 

Segundo o Vigário Geral da Diocese de Divinópolis, Padre Paulo Sérgio, esse primeiro ano do episcopado de Dom José Carlos foi muito frutuoso; ouça na íntegra: 

 

 

Padre Carlos Henrique, Vigário da Forania do Divino Espírito Santo, disse que o ministério episcopal de Dom José Carlos convida a todos os sacerdotes a caminhar com os olhos fixos em Jesus; ouça: 

 

 

Notícias Relacionadas

27 fev 18
11 mar 16
04 set 13
26 dez 14

Parceiros