×

Conteúdo

3º aniversário de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos

quinta-feira, 25 de maio de 17 às 00:10

Dom José Carlos de Souza Campos nasceu em Itaúna- MG,  no dia 03 de janeiro de 1968. Conta, portanto, com 49 anos. É filho de: José Pinheiro Campos e Dona Piedade Souza Campos. Tem, atualmente, cinco irmãos, pois dois são falecidos.

 

Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na  Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de  antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.

 

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.  Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

 

Dom José Carlos é uma pessoa simples e de grande companheirismo. Conta com a amizade do clero e das pessoas mais humildes. É companheiro, sabe ouvir e orientar, com sabedoria, quem o procura. Em seu trabalho pastoral já atuou em diversas paróquias e comunidades. Sempre deixou verdadeiras amizades por onde passou. Tem profundidade no que fala, mais suas colocaçãoes são compreendidas por todos. É um homem de Deus e continuará conduzindo, com firmeza e doçura, a Diocese de Divinópolis.

 


No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese (veja a notícia aqui).


O tempo quente do início da tarde de domingo do dia 25 de maio de 2014 deu lugar a uma chuva fina e a brisa leve que foi capaz de refrescar o ambiente. Diferente da posse de Dom José Belvino, quando um grande temporal marcou o dia da celebração, a conhecida Chuva do Bispo.

 

Nesse clima, as quatro mil cadeiras colocadas à disposição dos convidados para a ordenação e posse de Dom José Carlos não foram suficientes para o público que compareceu  à Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis.

 

A Polícia Militar, que acompanhou todo o evento, estima em, aproximadamente, sete mil o número de participantes na celebração que também reuniu mais de 150 padres, 18 bispos e dezenas de religiosos, seminaristas e ministros. Um sistema de som amplo e três telões em LED foram disponibilizados nos arredores da Catedral para que todo o público acompanhasse cada momento da celebração, que teve início por volta das 16h.

 

 

De lá para cá, Dom José Carlos tem feito um bem enorme para a Diocese de Divinópolis. E cada dia que passa, seu rebanho têm ficado mais feliz com o seu ministério episcopal.



E, para comemorar esta data tão especial, iremos celebrar, na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, na Catedral Diocesana, às 19h, a Missa em Ação de Graças pelo 3º Aniversário de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos. Venha celebrar conosco!



Mensagem final da Ordenação Episcopal de Dom José Carlos:

Notícias Relacionadas

14 fev 17
05 mai 15
03 ago 18
27 ago 19

Parceiros