×

Conteúdo

25 de maio: aniversário de ordenação episcopal de Dom José Carlos

quarta-feira, 25 de maio de 16 às 08:00

Dom José Carlos de Souza Campos nasceu em Itaúna- MG,  no dia 03 de janeiro de 1968. Conta, portanto, com 48 anos. É filho de: José Pinheiro Campos e Dona Piedade Souza Campos. Tem, atualmente, cinco irmãos, pois dois são falecidos.


Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na  Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de  antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.


Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.  Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.


Dom José Carlos é uma pessoa simples e de grande companheirismo. Conta com a amizade do clero e das pessoas mais humildes. É companheiro, sabe ouvir e orientar, com sabedoria, quem o procura. Em seu trabalho pastoral já atuou em diversas paróquias e comunidades. Sempre deixou verdadeiras amizades por onde passou. Tem profundidade no que fala, mais suas colocaçãoes são compreendidas por todos. É um homem de Deus e continuará conduzindo, com firmeza e doçura, a Diocese de Divinópolis.



No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese (veja a notícia aqui).

 

E hoje, 25 de maio de 2016, a Diocese de Divinópolis celebra 2 anos de ordenação episcopal do seu 5º bispo. 

 

O tempo quente do início da tarde de domingo do dia 25 de maio de 2014 deu lugar a uma chuva fina e a brisa leve que foi capaz de refrescar o ambiente. Diferente da posse de Dom José Belvino, quando um grande temporal marcou o dia da celebração, a conhecida Chuva do Bispo.



Nesse clima, as quatro mil cadeiras colocadas à disposição dos convidados para a ordenação e posse de Dom José Carlos não foram suficientes para o público que compareceu o à Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis.



A Polícia Militar, que acompanhou todo o evento, estima em, aproximadamente, sete mil o número de participantes na celebração que também reuniu mais de 150 padres, 18 bispos e dezenas de religiosos, seminaristas e ministros.

 

Um sistema de som amplo e três telões em LED foram disponibilizados nos arredores da Catedral para que todo o público acompanhasse cada momento da celebração, que teve início por volta das 16h.

 


Para ocupar os primeiros bancos da Catedral, foi formada uma fila,que ficou quilométrica às portas da Catedral. 

 

De lá para cá, Dom José Carlos tem feito um bem enorme para a Diocese de Divinópolis. E cada dia que passa, seu rebanho têm ficado mais feliz com o seu ministério episcopal. 

 

E, para comemorar esta data tão especial, iremos celebrar, na Catedral Diocesana, às 19h, a Missa em Ação de Graças pelo 2º Aniversário de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos. Venha celebrar conosco! 

 

 

Abaixo, você confere alguns vídeos de Dom José Carlos.

 

Mensagem final da Ordenação Episcopal de Dom José Carlos:

 

 

Homilia de Dom José Carlos na Missa em Ação de Graças de 1 ano de sua Ordenação Episcopal:

 

 

Ordenação Diaconal de Dom José Carlos: 

 

 

 

Ordenação Sacerdotal de Dom José Carlos:

 

 

Que Deus continue abençoando e dando forças para que Dom José Carlos continue sendo este Pastor que acolhe e ampara as suas ovelhas! 

 

POR TÚLIO VELOSO

Notícias Relacionadas

31 mar 16
24 set 15
26 mai 20
10 abr 17

Parceiros