×

Histórico da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade - Itaúna

Considerando as necessidades espirituais da Paróquia de “Sant´Ana”, na cidade de Itaúna, a 08 de agosto de 1971 Dom Cristiano Portela de Araújo Pena, bispo diocesano de Divinópolis, criou a paróquia de “Nossa Senhora da Piedade”. Com o dinamismo de seus párocos: Pe. Bernardo (1971 -1973), Pe. Giovanni (1974 - 1989). Pe. Bechelaine (1989 - 1990), Pe. Giovanni (1990 - 1998) junto à boa vontade e ajuda de muitos paroquianos, vieram surgir as primeiras capelas de nossa Paróquia. Não podemos esquecer nestes primeiros anos o chamado para ser Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão na nossa comunidade: Paulo Aleixo de Faria, Nilo Caetano Pinto (hoje Pe. Nilo) e José Gonçalves Guimarães (Juju). Posteriormente  também foram convidados Arnaldo Drumond e Francisco Rossi. São muitos irmãos nossos que, desde então até hoje, seguem servindo a Igreja através deste e outros ministérios.

 


Além dos trabalhos religiosos, trabalhou-se no melhoramento social de nossos paroquianos: o SOSI - conhecido como “Restaurante Popular” – que posteriormente se transformou em pré-escola, dando assim, alimento e instrução ao mesmo tempo a muitas crianças. “No Mirante” (na igreja de “Santo Antônio”) inauguraram-se o salão Paroquial, as salas de aula e catequese, as salas de reuniões e encontros. E o mesmo aconteceu no Prédio das Obras Sociais da igreja da Piedade com trabalhos de mutirão, arrecadação de doações e organização de festas. E o povo com alegria se doava e fazia surgir os prédios de que precisávamos para a nossa "Igreja Gente" ser bem atendida e catequizada. Paralelamente, em nossas comunidades foram acontecendo: Formação de Comunidades Eclesiais de Base (CEB's) através dos Grupos de Reflexão, preparação dos pais para o batismo, catecismo para as crianças, preparação da Primeira Comunhão, preparação para a Crisma, preparação para o Casamento, formação e renovação dos Conselhos Pastorais das Comunidades, Movimento de Jovens, de Vicentinos e Clubes de Mães, “Barquinho”-desde 02 de agosto de 1993- entre outras coisas. Isto sem falar das belas celebrações eucarísticas para os grandes dias, como: 1ª Eucaristia, Crisma, Pentecostes, Dia da Padroeira, Páscoa, Natal etc.

 


Em 1996 foram celebrados com grande júbilo os 25 anos da Paróquia com encontros para casais, jovens e leigos engajados, realizou-se também uma a “Gincana dos 25”. E, para os nossos idosos e doentes, uma celebração. O dia central aconteceu com: “Alvorada, celebração Eucarística com crianças, oração do terço, Hora Mariana com crianças da catequese, Bênção das imagens de Nossa Senhora da Piedade, Bênção do Oratório construído na Creche Casa Betânia em homenagem a "Nossa Senhora da Piedade", local onde foi celebrada a 1ª Missa da Paróquia, Procissão até a igreja Matriz da “Piedade” e Missa solene com coroação de Nossa Senhora”.

 


 “Olhando para trás, podemos dizer: graças a Deus, nossa Paróquia cresceu e deu muitos frutos! Muita coisa boa aconteceu! Mais comunidades, mais gente atuando, o rebanho crescendo; o povo de Deus em marcha. E para grande alegria nossa, dois filhos da Paróquia disseram "Sim" ao chamado de Deus e foram ordenados padres seculares: Pe. Nilo e Pe. José Carlos. Com o apoio do Pe. Nilo e do casal Sérgio e Darlene tudo se encaminhou para que no dia 14 de dezembro de 1998 chegassem a Itaúna os Agostinianos Recoletos. Dia 19 aconteceu a missa de boas-vindas na Paróquia de Sant'Ana, presidida pelo Bispo Diocesano de Divinópolis, Dom José Belvino e concelebrada pelos padres: Amarildo (pároco), Nilo(vigário paroquial), Emanuel (vigário forâneo), José Carlos  e os Frades: Enéas (provincial dos Agostinianos Recoletos), Oswaldo  (Prior do Seminário), Mário (Formador), Sérgio Peres (de Franca), Renato (irmão), José Luiz (OSA).Também no domingo houve missa de acolhida na Paróquia de "Nossa Senhora da Piedade" (onde está situado o Seminário “Santo Agostinho” dos Agostinianos Recoletos) onde foi feita uma acolhida alegre por parte do Pároco e de toda a comunidade.

 


De maio a junho de 1999 os Agostinianos Recoletos assumiram provisoriamente a paróquia devido à viagem de Pe. Giovanni à Holanda. Em setembro, Pe. Giovanni decidiu entregar a Paróquia da “Piedade” para cuidar melhor de sua saúde e a Ordem Agostiniana assumiu a Paróquia a pedido do Bispo de Divinópolis. No dia 15 de setembro - Festa da Padroeira - Dom José Belvino veio agradecer os 27 anos de dedicação do Pe. Giovanni e confiar a paróquia de “Nossa Senhora da Piedade” à Ordem dos Agostinianos Recoletos. Não podemos esquecer um fato importante para nossa paróquia: a chegada das freiras, as “Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus”, que aconteceu no dia 22 de janeiro de 2000

 


No dia 19 de outubro de 2004, foi interditada nossa igreja paroquial e, com a autorização de Dom José Belvino, tomaram-se as providências necessárias.Passaram-se alguns meses pensando, planejando e organizando, até que nos primeiros dias do mês de julho de 2005 começamos a reconstrução de nossa igreja matriz. Hoje a matriz já está pronta.

 

 

Parceiros