×

Histórico da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida - Itaúna

Em10 de fevereiro de 1996, na então Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, integrante da Paróquia de Sant’ana, foi criada a Quase Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, tendo como primeiro pároco Padre Emanuel Cordeiro Costa. Ficou determinado que a Quase Paróquia tivesse como limites, divisas e confrontações: “a Paróquia de Sant’ana, avenida Getúlio Vargas subindo pelas ruas Harmonia, Santa Cruz, descendo pela rua José Guimarães. Da Praça Cordovil Nogueira atingindo a rua Antônio Medeiros (rua paralela à rua da Gruta de Nossa Senhora), chegando à  rua Crispim Fagundes que numa linha natural atinge um pouco além do Rio São João e Rodovia que vai para Itatiaiuçu... Com a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, abaixo da avenida Getúlio Vargas descendo pela rua Aurélio Campos passando pelo Estádio de futebol ‘José Flávio de Carvalho’, o limite natural é a rua Orozimbo Ribeiro, sem saída  essa chega ao local denominado vulgarmente de ‘Buracão’”. Como cita o decreto n° 56, do livro III, folhas 33 a 35, desta Diocese de Divinópolis.     


A Instituição da Quase Paróquia atendia ao bem pastoral e interesses diocesanos, ficando composta pelas seguintes comunidades urbanas: Matriz Nossa Senhora Aparecida, no Bairro de Lourdes; Santo Antônio, no Bairro Santo Antônio; Santa Bárbara, no Bairro Morro do Sol; São Sebastião, no Bairro Morro do Engenho; e as comunidades rurais: Nossa Senhora de Lourdes, no Córrego do Soldado e Santo Antônio, na Barragem.


Com alegria pela criação da Quase Paróquia a comunidade empenhou-se na construção da Casa Paroquial, organizou-se melhor pastoralmente e buscou vivenciar concretamente a Eucaristia. Assim sendo, no dia 10 de outubro de 1996, a então Quase Paróquia é elevada à condição de “Paróquia Nossa Senhora Aparecida”.

 


Desde a sua criação a Paróquia esteve sob a direção dos seguintes Padres e Vigários Paroquiais:


Padre Emanuel Cordeiro Costa - 1996 a 2001
Padre Heli Lourenço - 01/01/01 a 17/05/01
Padre Gilmar Pinheiro - 2001
Padre Nilo Caetano - 2001 a 2003
Padre Giovanni Van de Laar - 2001 a 2003
Padre João Batista Gomes 26/01/03 até a atualidade

Parceiros