×

Histórico da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida - Divinópolis

A Paróquia foi criada no dia 15 de Agosto de 1991, pelo Bispo Diocesano Dom José Belvino do Nascimento.


Ela está dividida nas seguintes comunidades: Nossa Senhora do Sagrado Coração do bairro Alvorada; Nossa Senhora das Candeias bairro Candelária; Nossa Senhora Conceição bairro Nossa Senhora da Conceição; Nossa Senhora de Lourdes no bairro Serra Verde; Santa Cruz bairro Xavante; Santa Terezinha bairro Jardim das Oliveiras, São Benedito no bairro Fortaleza II; São José no bairro Nova Fortaleza I; Nossa Senhora da Conceição, Comunidade do Choro; Nossa Senhora Aparecida Comunidade do Quilombo; Santuário de Nossa Senhora Aparecida no bairro BomPastor e a Gruta de Nossa Senhora de Fátima na BR 494 (sentido Nova Serrana).


Os Párocos: Pe Evaristo, Pe Moacir Tavares, Pe José Carlos, Pe Vicente, Pe Moacir Arantes, Monsenhor Eustáquio, Pe Chrystian Shankar e atualmente o Padre Marcelo Caixeta.


Com a doação do terreno pelo Sr. Raimundo Gontijo da Fonseca e sua esposa D. Antonia Gontijo Azevedo, a construção iniciava no ano de 1968 quando Dom Cristiano procedia a Benção da Pedra Fundamental do Templo. A comunidade crescia com o apoio das Irmãs do Patronato Bom Pastor. Em seis meses, no ano de 1990, foi construído a Casa Paroquial, destacando o brilhante trabalho de Padre Moacir Tavares.


No dia 01 de Setembro de 1991, aconteceu na Paróquia o primeiro Casamento. Neste mesmo mês, através do prefeito Galileu Teixeira Machado, a Paróquia recebe como doação uma quadra esportiva. Em novembro de 1991, a Comunidade recebeu a doação do Dr. Luciano Silveira a cobertura desta quadra. Nesse mesmo ano, a paróquia recebeu muitos melhoramentos tanto materiais quanto espirituais.


Em 12 de outubro de 1998, através do decreto 62 assinado por Dom José Belvino é dedicada à igreja Nossa Senhora Aparecida, Santuário Diocesano. Anualmente, em outubro, é celebrada a Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, festa que a cada ano, motiva a participação de devotos de Nossa Senhora Aparecida. Vale ressaltar que a primeira Festa no dia 12 aconteceu em outubro de 1977.


Em maio de 1996 deu-se inicio a construção do Centro Pastoral da Paróquia. Em outubro do mesmo ano foi fundida a laje do primeiro andar.


Em 18 de outubro de 2001 teve inicio a Construção da Sala dos Milagres, sendo inaugurada nos dias 8, 9 e 10 de Junho de 2002,  ocasião esta que recebemos pela primeira vez a Visita da Imagem Réplica de Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional.


No mesmo mês, foram iniciados vários trabalhos de reforma na quadra do Santuário, Salão Paroquial, construção da Gruta do Menino Jesus, da Sala de Veneração de Nossa Senhora Aparecida, de banheiros para os devotos e ainda término do primeiro e segundo andares do Centro Pastoral. Em março de 2004, iniciou-se a Reforma do Santuário (Igreja), fazendo os reparos na estrutura e na estética da mesma. Segundo especialistas a igreja estava colocando em risco a vida dos fiéis por causa dos danos em sua estrutura.


Foram colocados dez pilares e cintas para assegurarem a estrutura; novas portas e janelas; novo ambiente de recepção na frente do Santuário; novo sistema de iluminação, ventilação e sonorização; novos banheiros, específicos para portadores de deficiência física, rampas que dão acesso a deficientes ao Altar-mor; a torre da igreja foi toda reformada recebendo pastilhas em toda sua extensão e nova estética. Nova pintura foi dada à igreja dando uma melhor visão ao templo. Com doação do Sr. Claudiano, o Santuário recebeu o piso em granito dando ainda mais beleza para o templo. Os trabalhos foram concluídos em maio de 2006, ocasião em que recebemos pela segunda vez a Visita da Imagem  Réplica do Santuário Nacional.

Parceiros