×

Conteúdo

Forania do Divino Espírito Santo prepara a Semana da Reconciliação

quinta-feira, 26 de fevereiro de 15 às 16:32

Com o desejo de viver a quaresma como um tempo privilegiado de reconciliação e ajudar a todos a se prepararem para celebrar bem a Páscoa a forania, que compreende as paróquias de Divinópolis, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará, celebra  a Semana da Reconciliação. Trata-se de uma experiência muito rica para o Sacramento da Penitência, ou simplesmente confissão, como nós chamamos.


A semana começa com um momento de catequese, onde toda a comunidade é chamada a refletir sobre a realidade do pecado como um grande não a Deus e ao seu amor, fere nossa própria dignidade de homem e mulher, chamados a ser filhos de Deus. Quebra a comunhão com Deus e com os irmãos. A experiência do mal tem consequências para minha vida pessoal, para a Igreja e para o mundo inteiro.


Voltar à comunhão com Deus depois de a tê-la perdido pelo pecado é um movimento que nasce da graça do Deus misericordioso e solícito pela salvação dos homens. E, a perceber o Sacramento da Penitência como um movimento de volta a Deus, chamado conversão, implica uma dor e rejeição aos pecados cometidos e o firme propósito de não mais pecar no presente e no futuro. A conversão nutre-se da esperança na misericórdia divina.


Na sequência, estão propostas durante a semana celebrações penitenciais com crianças, jovens, casais e atendimento de confissões individuais.

 

 

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES!


- Neste período da quaresma, os sacerdotes se empenham em auxiliar uns aos outros no atendimento de confissões em suas paróquias. Nossa forania está buscando superar a experiência dos assim chamados  Mutirões. Desejemos proporcionar ao nosso povo uma verdadeira experiência de reconciliação. Procure viver essa semana como um todo, e não apenas o dia da confissão.


- A confissão individual se destina às pessoas que, por algum motivo, não tiveram condições de confessarem os pecados graves durante o ano. Não estão obrigadas a se confessarem as pessoas que comungam normalmente, pois tal fato supõe estarem em estado de graça e sem nenhum impedimento para fazerem a Páscoa.


- Os pecados veniais (leves) também são perdoados através do arrependimento sincero e do desejo real e firme de conversão, de mudança de vida (propósito). A prática de exercícios espirituais - caridade, misericórdia, orações, jejuns, sacrifícios e penitências - também atraem sobre o penitente a misericórdia e o perdão de Deus, libertando-os dos pecados veniais.


- Aos que desejarem a confissão individual é importante considerar que não se trata de conversa, orientação espiritual, aconselhamento.As pessoas que desejam conversar com um sacerdote para uma orientação ou direção espiritual devem procurá-lo no atendimento normal de sua paróquia, para que tenham o tempo, a tranquilidade e o lugar próprio para os atendimentos e diálogos frutuosos e benéficos. É importante que os paroquianos conheçam os horários de atendimentos dos sacerdotes em suas paróquias para que, ao longo do ano, busquem o atendimento espiritual de que necessitam.


- Atendendo ao pedido do Papa Francisco, em nossa forania teremos, em todas as paróquias, dois dias penitenciais: 5ª e 6ª feira da 5ª semana da quaresma, conhecida como semana das Dores. Se informe na sua paróquia.

 

 

Programação:
Confira a programação dos Mutirões de Confissão das outras foranias AQUI.

 

Primeira Semana
Paróquia de São José.
Santuário Santo Antônio.
Catedral Divino Espírito Santo.

 

 

Segunda Semana
Paróquia de São Judas.
Paróquia deSão Cristóvão.
Paróquia de São Vicente de Paulo.

 

 

Terceira Semana

Paróquia de Nossa Senhora da Guia

Paróquia de Nossa Senhora das Dores
Santuário do Bom Jesus
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo
Paróquia de Santo Antônio – Ermida
Paróquia de Nossa Senhora do Líbano

 

 

Quarta Semana

Paróquia de São Pedro
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Paróquia de Nossa Senhora Aparecida
Paróquia da Sagrada Família
Paróquia de Nossa Senhora do Líbano
Paróquia de São Gonçalo
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo

 

 

Notícias Relacionadas

19 mar 18
27 mai 16
09 set 16
01 nov 18

Parceiros