×

Podcast Vocação #1: A escassez das vocações sacerdotais e religiosas: quais seus motivos?

terça-feira, 11 de agosto de 20 às 18:00

Neste mês de Agosto, a igreja celebra as vocações! Baseado nisso, a Paróquia São Pedro Apóstolo, lança hoje uma série de matérias e podcast´s sobre este tema! Você pode ouvir, no final desta matéria, o podcast completo com as entrevistas!

 

Neste primeiro episódio trataremos sobre a escassez das vocações religiosas, vocação dos padres, das religiosas e religiosos. Há tempos vemos minguar, cada vez mais, novos frutos, afim de sustentar os diversos trabalhos pastorais e missionários a frente da nossa igreja. Neste contexto, convidamos duas importantes pessoas para participarem conosco, deste primeiro episódio, o nosso bispo diocesano, Dom José Carlos Souza Campos, e a psicóloga do nosso seminário diocesano, Magda Rocha, que há 18 anos acompanha nossos seminaristas.

 

Dom José Carlos inicia sua reflexão, pontuando o ambiente familiar atual como uma das barreiras para que as vocações possam germinar. “Em primeiro lugar, penso que um fator determinante para este esvaziamento e para esta diminuição, é o próprio universo familiar. Houve um tempo em que o universo familiar era muito mais marcadamente religioso. Era um ambiente, muito mais, espiritualizado, onde os pais e os filhos se reuniam para rezar, rezar o terço, rezar as orações de devoção, onde se falava e se perguntava sobre a possiblidade de um filho ou outro avançar na direção do sacerdócio. ”

 

Nosso bispo ainda completa dizendo sobre a importância da participação da comunidade neste processo. “Percebo que paramos de fazer uma pregação vocacional. Isso quase não aparece mais, às vezes, nem mesmo no mês de agosto, as vezes nem mesmo num encontro juvenil, as vezes nem mesmo na catequese. Então há uma percepção de que a pregação vocacional que trata, que estimula, para as vocações especificas, esta pregação anda também a mingua, como também a oração vocacional feita na comunidade, pela comunidade, afim de que esta oração rezada ali na missa, na celebração da palavra, nos outros momentos orantes, ela pudesse estimular, pudesse excitar, os ouvidos e o coração dos jovens para a possibilidade de um discernimento, de uma resposta. ”

 

Magda Rocha, pontua a interferência da globalização do mundo no discernimento dos jovens. “Os inúmeros atrativos que que o mundo globalizado oferece poderiam deixar as novas gerações, os vocacionados, muito perdidos, porque são muitas opções, e seguir o caminho sacerdotal seria uma dentre estas várias opções. E ao considerar o sacrifício, entre aspas, aquilo que seria preciso abrir mão para seguir este caminho sacerdotal, muitas vezes faz com que o jovem desista de dar continuidade. ”

 

Magna ainda pontua a velocidade que vivemos e a cobrança constante no mundo atual como forma de distanciar os jovens da realidade religiosa: “a pressão por produtividade, por excelência, pressão por desenvolver multi tarefas, e a vida sacerdotal não está imune a isto! Os seminaristas e os padres, tem assumidos muitos afazeres e muitos compromissos, e é esperado que eles deem conta de tudo isso com perfeição, que tem gerado esgotamento físico, mental, chegando ao adoecimento.”

 

A vocação é dom que o Senhor faz à Sua Igreja. Se tantos lamentam a escassez de vocações não é porque Deus abandonou o Seu povo. Tampouco porque faltam pessoas imbuídas de nobres ideais. Talvez seja porque nós mesmos não vivemos o que idealizávamos nem praticamos o que prometemos. Falta-nos encantamento e entusiasmo.

 

Ouça o podcast completo:

 

 

 

Produção: Paróquia São Pedro Apóstolo

Apoio: Pastoral Vocacional e Pastoral da Comunicação da Paróquia São Pedro Apóstolo

 

Notícias Relacionadas

23 jan 20
24 jul 14
26 mai 15
01 fev 14

Parceiros