Página inicial Santo Antônio - Igarapé

7ª Festa de Nossa Senhora do Paraíso, em Igarapé

Sexta-feira, 9 de novembro de 2018 às 8h 22  - Atualizado às 8h 26

A devoção a Nossa Senhora do Paraíso (Madonna del Paradiso) surgiu em Mazara del Vallo, na Itália. Nossa Senhora do Paraíso é padroeira da diocese e co-padroeira da cidade de Mazara del Vallo.

 

Eis como surgiu essa devoção.

 

Era 03 de novembro de 1797, por volta das 21h. A Santíssima Virgem, de aparência triste e melancólica, se dignou a volver os olhos de misericórdia para os fiéis presentes em oração na capela. Várias vezes repetiu-se o milagre durante a noite. No dia seguinte, a imagem sagrada foi trasladada para a Catedral, com grande solenidade, e a participação do povo.

 

Durante a noite de vigília e no dia seguinte, o milagre surpreendeu os presentes:  às vezes, a Santíssima Virgem olhava para baixo; às vezes, para o alto, às vezes, olhava para a direita ou para a esquerda; às vezes, voltava o olhar para as pessoas ali presentes; às vezes, fechava e abria os olhos.

 

O milagre repetiu-se no colégio de S. Charles e nos mosteiros de Santa Catarina, São Venerável e São Miguel. Aí, foi possível notar o milagre por durante 24 horas seguidas.

 

A devoção a Nossa Senhora, Mãe de Deus e do Nosso Senhor Jesus Cristo, a Virgem, Imaculada, Assunta ao céu, depois da adoração a Deus é uma das mais altas expressões da nossa fé e devoção. Ela nos é dada pelo Salvador para sermos capazes de experimentá-lo e assim viver melhor.

 

A pintura (72cm x 97cm), obra de Sebastiano Conca, atualmente em forma oval, representa a Virgem Maria a meio busto, em tamanho natural: o rosto estático, misto de dor e alegria, a boca ligeiramente aberta, os olhos mais do que fixos, imersos em uma grandeza infinita. As mãos estão cruzadas sobre o peito, com a mão direita apoiada sobre a esquerda. O cabelo castanho cai sobre os ombros. A roupa abundante de algodão fino branco adorna o corpo.

 

Confira a programação da Festa de Nossa Senhora do Paraíso, no Bairro Resplendor, em Igarapé: