Página inicial São Bento - Itapecerica

Jubileu de Diamante é iniciado, com Solenidade, na Forania de São Bento

Sexta-feira, 13 de julho de 2018 às 7h 20  - Atualizado às 7h 25

No dia 11 de julho de 2018, a Diocese de Divinópolis celebrou 60 anos de sua criação. A Diocese de Divinópolis, criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, é desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da diocese de Luz. A instalação aconteceu no dia 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu 1º Bispo Diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena.

 

Para celebrar esses 60 anos de criação e instação, a Diocese deu início o Jubileu de Diamante. Da noite de ontem, 11 de julho, até o dia 17 de maio de 2019, acontecerão diversas celebrações nas foranias da diocese. A primeira celebração do Jubileu foi na Forania de São Bento. As festividades na forania começaram em cada paróquia que compõem a forania. Dezenas de fiéis saíram em carreata com a padroeira de cada paróquia, sentido à cidade de Itapecerica, onde aconteceram as festividades de início do Jubileu. Todas as sete paróquias da Forania de São Bento tiveram uma participação considerável.  Às 18h, começaram a chegar as carreatas das paróquias da forania, com as imagens de cada padroeiro. Após a chegada de todas as comitivas, na Igreja São Francisco, começou a comemoração, dando início ao Jubileu na Forania de São Bento. A solenidade contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom José Carlos, do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Moreira, o Vigário Geral, Padre Paulo Sérgio Diniz, e de todos os padres que atualmente trabalham na Forania. 


Para encerrar a primeira etapa das solenidades do dia, Dom José Carlos se pronunciou sobre a importância do início das festividades na Forania de São Bento:

 

 

Em seguida, todos os presentes saíram em procissão, junto às imagens dos padroeiros das paróquias da Forania, rumo à Matriz de São Bento. Lá, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida por Dom José Carlos e concelebrada por Dom Gil e pelos padres Paulo Sérgio, Gedler Breves, Pedro Gondim, João Luiz Moreira, Gilmar Pinheiro, Carlos Antônio, Philpe Fernandes, Washington Batista, Carlos Eduardo e Washington Valério. Após a Santa Missa, aconteceu a inauguração da Placa Comemorativa do Jubileu de Diamante.

 

Em entrevista, Dom José Carlos fala deste Ano Jubilar que a Diocese acabou de iniciar:

 

 

A próxima celebração do Jubileu de Diamante acontecerá no dia 15 de julho, às 10h, em Leandro Ferreira. Na ocasião, acontecerá a Missa e reabertura para visitação da Capela-Túmulo do Servo de Deus, Padre Libeério. 



Já, no dia 22 de julho, às 9h, será a Abertura Oficial do Jubileu de Diamante, na Catedral Diocesana. A Santa Missa será presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanii d'Aniello. O Núncio Apostólico é o representante do Papa em cada país.  CLIQUE AQUI e confira a programação completa.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Galerias Relacionadas

  • 11 JUL 2018

    Jubileu de Diamante na Forania de São Bento