Página inicial Nossa Senhora da Guia - Divinópolis

Após 1 ano e 7 meses de restauração, Matriz de Nossa Senhora da Guia é reaberta

Sexta-feira, 11 de agosto de 2017 às 13h 00  - Atualizado às 13h 09

Após 1 ano e 7 meses em reformas, a Matriz de Nossa Senhora da Guia, localizada no bairro Vila Belo Horizonte, em Divinópolis, foi reaberta aos fiéis no dia 10 de agosto. A Paróquia de Nossa Senhora da Guia é sétima paróquia mais antiga da Diocese de Divinópolis, sendo mais nova apenas que a paróquia do Divino Espírito Santo, de Divinópolis, criada em 1839; que a paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Carmo do Cajuru, criada em 1864; que a paróquia de São Gonçalo, de São Gonçalo do Pará, criada em 1870; que a paróquia de Santo Antônio, de Santo Antônio dos Campos (Divinópolis), criada em 1936; que paróquia de Santo Antônio, de Divinópolis, criada em 1944; e por fim, que a paróquia do Senhor Bom Jesus, de Divinópolis, criada em 1954.  A paróquia de Nossa Senhora da Guia nasceu da Paróquia do Santo Antônio, em novembro de 1959.

 

As festividades para a cerimônia de Dedicação da Matriz começaram pela manhã, às 6 horas, com a Alvorada Festiva. Às 18 horas, centenas de fiéis se reuniram no Santuário de Santo Antônio para a contemplação do Santo Terço. Em seguida, por volta das 18h45, saíram, em carreata, com a Imagem da Padroeira da Paróquia, sentido à Matriz de Nossa Senhora da Guia. A Paróquia de Nossa Senhora da Guia nasceu da Paróquia de Santo Antônio, no ano de 1959. Por isso, o iníco das comemorações neste Santuário

 

A carreata foi recebida por Dom José Carlos, pelos padres Geraldo Maia e Emerson Cunha e uma multidão de paroquianos e devotos de Nossa Senhora da Guia, na porta da Matriz, que ainda se encontrava fechada. Em seguida, aconteceu a cerimônia de Dedicação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, presidida por Dom José Carlos,  e concelebrada pelos padres que trabalham na paróquia e pelo Frei Vicente Ronaldo, Pároco da Paróquia de Santo Antônio.

 

O projeto arquitetônico da restauração da Igreja foi projetado pelo Arquiteto Marco Túlio Silva Santos, sócio proprietário da Cúpula - Projetos de Engenharia e Arquitetura, localizada em Divinópolis.

 

Em entrevista, Dom José Carlos falou da importância da Paróquia de Nossa Senhora da Guia para a cidade de Divinópolis: 

 

 

O Bispo também deixou uma mensagens aos paroquianos; ouça:

 

 

 

A novena de Nossa Senhora da Guia se inicia hoje, 11, e segue até o dia 19 de agosto. E no dia 20 será a grande festa, na Solenidade de Assunção de Nossa Senhora. Clique aqui e confira toda a programação.

 

No vídeo abaixo, você confere imagens aéras da Matriz, feitas pela WN Filmes; assista: 

 

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Publicidade