Página inicial Sagrado Coração de Jesus - Conceição do Pará

Capela do Bom Jesus

Capela do Bom Jesus

Bom Jesus do Oeste

 

Deste 1904 já antes de haver capela, a Igreja já estava presente nesta Comunidade. A Comunidade pertencia à paróquia de Onça do Pitangui. O pároco desta ocasião era o Pe. Nico que vinha todos os anos na casa do Sr. Sebastião Rodrigues Viégas no tempo da quaresma para celebrar missas, atender confissões, batizar crianças. Era um tempo bom de renovação da fé.


A partir de 1907, quando foi construída a Capela de Santa Rita, na comunidade de Prata, o povo de Bom Jesus passou a participar das missas lá, porém  continuando as celebrações em Bom Jesus, tendo como celebrante o Monsenhor Fernando Barbosa, que veio substituir o Pe. Nico. Assim ficou até 1933.


Havia visitas de Nossa Senhora Visitadora com a Imagem do Coração de Maria nas casas, certamente orientados por missionários redentoristas que passaram aqui por volta de 1925. Até esta data continuaram a assistir missas na Prata. A partir de 1953, em 03 de maio, começou a ser celebra a Festa de Santa Cruz no Cruzeiro, com missa e procissão.


De 1937 até 1945 as missas foram celebradas pelo Pe. João Paulo de Malta Almeida. De 1946 até 1956 pelo Pe. Antônio Pontello.


O Sr. Honório Mendes doou as terras para a Santa Cruz, que ficou pertencendo ao patrimônio da Igreja, daí a Capela tem como padroeiro o Bom Jesus, isto em 1949. Em 1956 foi fundada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, à qual passamos a pertencer, Continuou a celebrar as missas o Pe. Antônio. Em 1959 passamos a ter nosso bispo Dom Cristiano.


Em 1969, em sua primeira visita à Prata e Bom Jesus do Este, Dom Cristiano escolho o primeiro dirigente de culto para Bom Jesus do Oeste, que foi o Sr. Caetano Lopes. Falou também da obra das Vocações e escolheu a diretoria em 1961. O presidente foi Manuel Ricardo.


Em 1954 foi fundado o Apostolado da Oração que existe ate hoje. Na mesma ocasião foi fundada a Conferência de São Vicente de Paulo, sendo estas duas as mais fortes da Comunidade. Foram fundadas as pastorais do dízimo em 1973, o Clube de Mães. Em julho de 1972, com a vinda de Dom Cristiano, a Igreja foi sagrada, porque na época em que foi construída, pertencíamos a Arquidiocese de Belo Horizonte e era muito difícil o arcebispo vir aqui. Nesta ocasião Dom Cristiano deu licença para que o Santíssimo Sacramento fiasse na Capela.