Página inicial Sagrado Coração de Jesus - Conceição do Pará

Capela de Nossa Senhora do Rosário e de Santo Antônio

Capela de Nossa Senhora do Rosário e de Santo Antônio

Juazeiro

 

Conta-se que em mais ou menos 1870 o Senhor Pedro de  Faria Morato comprou aqui na comunidade de Joazeiro uma fazenda. Como na fazenda tinha um local muito bonito, ele resolveu “plantar” um cruzeiro onde a comunidade pudesse se reunir todas as tardes para rezar o terço e cada pessoa levava algo para ser leiloado.


Perto do cruzeiro ele fez uma sala grande onde funcionava a escola, que mais tarde foi reformada pelo prefeito Manuel de Andrade, escola esta que funciona ate hoje.


Em 1903 o Sr. Pedro de Faria Morato faleceu e seu vizinho, o Sr. Galvão reunindo com a comunidade, construíram a Capela de Nossa Senhora do Rosário. O padre que celebrava ali era o Pe. João, de Onça do Pitangui que também dava catecismo para as crianças.


Com o falecimento do Sr. Pedro de Morato, suas terras ficaram para seu filho mais velho, José Morato. Ele então foi fazendo festinhas de N.Sra. do Rosário e com o dinheiro arrecadado aumentou um pouco a capela, isto em 1958. Com sua morte, seu herdeiro, Raimundo Morato doou uma imagem de Santo Antônio para a Capela, daí ficou a capela com dois padroeiros.


A capela passou por várias reformas e em 26 de maio de 2000 fundou-se um conselho, tendo como coordenador o Sr. José Libério. Trabalharam-se muito e fizeram uma reforma mais ampla, colocando lage, sacristia, banheiro e chuveiro. Compraram-se bancos e o prefeito Procópio Celso de Freitas providenciou que fosse colocada energia elétrica na capela e na escola.


O fato mais importante de tudo isso foi que ganhamos a presença permanente do Santíssimo e temos a celebração da missa todos os meses.