Página inicial São Geraldo Magela - Nova Serrana

Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Capela de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Bairro Veredas da Serra

 

Ano de 2001: ainda com poucos moradores, teve início encontros nas casas com a oração do Terço e a reflexão do Projeto SINM - Ser Igreja no Novo Milênio. Em agosto, Padre Paulo Sérgio celebrou a primeira missa no bairro; a partir de então, ele vinha uma vez por mês, aos domingos à tarde. Em uma dessas celebrações, foi feita, com o auxílio da Irmã Terezinha, a votação para o nome do padroeiro da comunidade - Nossa Senhora de Fátima.


A partir de 2003, as celebrações começaram a acontecer na garagem da casa da Dona Conceição, localizada à Rua Jacarandás, com o acompanhamento do Padre Adelmo.
Em 2005, com o Padre Juscelino, aconteceu a primeira festa da padroeira: um tríduo e a missa festiva com barraquinhas. Nesse tempo, a comunidade já contava com uma pequena equipe de liturgia, canto e a ministra da Palavra.


Em 2008, já sob os cuidados do Padre Charley, houve a formação do conselho pastoral; indicação de ministros da eucaristia; pastoral da acolhida; e a regularização de datas e horários para as celebrações na comunidade.


Um fato curioso aconteceu: dois fiéis da comunidade - Antônio e Pedro - vindo do bairro Romeu Duarte, encontraram uma imagem de Nossa Senhora de Fátima encostada num barranco, no acesso ao bairro Veredas da Serra. Meses depois, essa imagem foi doada e encontra-se, hoje, no salão comunitário.


A partir de 2009, Padre Marcelo chega à paróquia e tem início a catequese na comunidade, com os encontros sendo realizados nas casas dos catequistas.


Conseguimos, em 2010, o lote para a construção do salão para as celebrações e os encontros. O montante foi adquirido com a venda do lote do bairro Novo Horizonte, doado pela comunidade São Judas. E, com a doação das outras comunidades da paróquia, foi construído o salão comunitário em regime de mutirão. No dia 20 de setembro de 2011, realizou-se, nele, a primeira Celebração Eucarística. Ainda, teve início o terço dos homens, rezado no salão; e o terço das famílias, rezado nas casas.


Recebemos a visita dos missionários portugueses do Projeto Intercristo - Agnaldo e Bernardo - vindos de Fátima. Eles relataram um fato interessante: a virgem Maria se apresenta aos pastorinhos como a “Senhora do Rosário”; por isso, decidimos que o nome da comunidade, a partir de então, será Nossa Senhora do Rosário de Fátima.


Na festa da padroeira de 2012, tivemos a grata alegria de contar com os “Arautos do Evangelho”; durante o dia, visitaram às famílias e rezaram com elas; à noite, participaram e animaram a celebração.


Hoje, a comunidade se empenha para a construção das salas da catequese na parte superior do salão; este se localiza na Alameda das Cravinas, esquina com a Rua Jacarandás, no bairro Veredas da Serra.

Fotos

Clique na imagem para ampliar.

Publicidade