Página inicial São Geraldo Magela - Nova Serrana

Capela de Santa Teresinha

Capela de Santa Teresinha

Bairro Frei Paulo

 

 

O conjunto habitacional Frei Paulo ficou pronto em março de 1983, e recebeu de Frei Ambrósio e Maria Zeli Diniz Fonseca, Santa Teresinha como padroeira. O senhor Fausto Pinto da Fonseca foi quem doou o terreno para construção da futura igreja.


No início da comunidade, aconteciam as novenas de natal, campanhas da fraternidade e outras celebrações, como a reza do terço, com a finalidade congregar os moradores e começar a comunidade.


Em 22 de fevereiro de 1984, o confrade Benedito Viana, juntamente com algumas pessoas do bairro, fundou a conferência Santa Teresinha da Sociedade São Vicente de Paulo.
Quase não havia missas na comunidade, mas com a volta de Frei Ambrósio a Nova Serrana, as missas na comunidade se tornaram mais frequentes; já em 1992, começamos a celebrar nossa padroeira, com novenas nas casas do bairro.


No dia 06 de abril de 1995, na Creche Menino Jesus de Praga, onde a comunidade celebrava, estando presentes Padre Paulo Pereira e membros da comunidade, realizou-se eleição do Conselho Pastoral, ficando assim composto: Ramon Aparecido Gomes (coordenador); Marcos Antonio Diniz (tesoureiro); e Maria Gorete Ferreira Leite (secretária).


No ano de 1995, foi realizado o tríduo em honra a Santa Teresinha, e no dia da padroeira, foi feita uma procissão luminosa até o local onde será construída a igreja e realizada uma missa campal com muito entusiasmo. Já em 1997, com a construção da parte térrea do salão, as celebrações passaram a ser realizadas neste local.


A partir da criação do conselho, a comunidade passou a caminhar com mais tranquilidade, contando com a ajuda de vários conselheiros e padres no decorrer desses anos. Porém, nem tudo foram alegrias; tivemos momentos difíceis como a morte de nossos coordenadores Aloísio e Solange, em um acidente automobilístico; e, ainda, o roubo de nosso sacrário.
Uma grande festa para a nossa comunidade e a cidade de Nova Serrana: no dia 15 de maio de 1998, recebemos as relíquias de nossa querida padroeira, Santa Teresinha. Foi uma bênção para todos! Nenhuma palavra seria suficiente para descrever a emoção e a beleza deste momento simplesmente inesquecível.


Todos os anos, celebramos a festa de nossa padroeira; dentre os momentos especiais vivenciados nas mesmas, destacamos a presença missionária das Irmãs Carmelitas do Divino Coração, de Itaúna; e do então bispo diocesano Dom Tarcísio, no ano de 2009.


Em abril de 2014, iniciou-se a construção da Igreja dedicada a Santa Teresinha; com o envolvimento de toda a comunidade e de tantos corações generosos, até o presente momento, a construção não parou e encontra-se bem adiantada. A comunidade continua caminhando, e o nosso sonho, de construirmos a nossa igreja em breve se tornará realidade, com as bênçãos de Deus e a intercessão de nossa padroeira.